Conectando o PHP ao MySQL

Neste post eu faço a demonstração e explico como se faz para conectar o PHP ao MySQL, para que a gente possa começar os estudos do PHP interagindo com o banco de dados, consequentemente a utilização de consultas, armazenamento, exclusão e atualização de registros.

Entenda que isto é o princípio de tudo que você for utilizar com o MySQL, pois pra você conseguir obter e armazenar estes dados, você precisar conectar um ao outro.

Veja abaixo a sintaxe da função do PHP de conexão com o banco de dados MySQL:

resource mysql_connect([string $server[,string $username[,string $password[,bool $new_link[,int $client_flags]]]]])

Vamos a explicação geral desta função por cada parte:

mysql_connect() – Esta é a função em si que estamos demonstrando.

$server – Espaço para a string que informa o servidor que iremos nos conectar. De forma geral, utilizamos “localhost”, pois o servidor MySQL fica no mesmo servidor da hospedagem. Mas isso varia de servidor pra servidor. Com certeza se você estiver trabalhando em ambiente de desenvolvimento com o EasyPHP, você terá que utilizar desta forma.

$username – Informamos a string com o usuario da conexão.

$password – Aqui será a string da senha utilizada.

Quanto ao $new_link e o $client_flag, não iremos utilizar, pois para um modo geral e utilização de estudos não vem ao caso. Mas quem quiser pode deixar uma pergunta ou comentário que irei responder dentro do que for possível e dos meus conhecimento.

Agora vamos ao nosso código

<?php
$servidor = "localhost";
$usuario = "root";
$senha = "";
$banco = "aprendendo_php";

$conexao = mysql_connect($servidor, $usuario, $senha);
$bd = mysql_select_db($banco, $conexao);

if(!$conexao){
 echo "Não foi possível conectar com o BD!";
 if(!$bd){
 echo "Não foi possível selecionar o BD!";
 }
}
?>

Explicação do código

linha 2 até 5 – Iremos definir os dados para configurar nossa conexão com o BD, como qual servidor iremos conectar, o usuário e senha da conexão, e também o banco a ser utilizado.

linha 7 – Aqui iremos executar a nossa função e armazenar o resultado na variavel $conexao, caso a conexão encontre algum problema, cairá no código do die() e exibirá a mensagem de erro pela função mysql_error().

linha 9 – Testaremos o valor da $conexao para saber se conseguiu conectar.

linha 11 – Tenta executar a função mysql_select_db() que irá selecionar o banco de dados definido anteriormente, utilizando a conexão executada na linha 7.

Com este código de forma bem simples, você pode salvar como um arquivo “conexao.php” e basta você incluir os arquivos dentro das páginas que for utilizar esta conexão com BD.

Muito simples, não?

Espero que tenham gostado e até a próxima!

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Certificações que possuo: CompTIA Security+, EXIN EHF, MCSO, MCRM, ITIL v3. Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense.

2 Responses to “Conectando o PHP ao MySQL”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!