Como planejar um site

Criar um planejamento de um site irá ajudá-lo a criar um negócio que vai de frente com o que você e seus clientes precisam. Arranjando um tempo no início do projeto para planejar o site, você pode evitar cair em algumas armadilhas e ter certeza que você tem o conteúdo que você precisa para começar.

Seu planejamento deve ter:

  • O foco do site
    Qual é o foco do site? O que seu site vai ter de melhor que os outros sites de mesmo foco?
  • Os objetivos do site
    Se você tem os objetivos do site, você pode tornar um site terrível em um ótimo site. Uma vez com eles pré-definidos, você pode planejar baseado neles.
  • Os clientes
    Quem vai ler este site? Tente ser o mais específico possível sobre o seu público-alvo. Tente incluir detalhes como: idade, hobbies, renda, título de trabalho, etc. Você pode notar diferentes pessoas visitando diferentes partes do seu site, até então tudo bem. Mas saiba o público que você deseja atrair. E se o seu site já está online, você deve incluir dados sobre os visitantes que você tem atualmente.
  • O conteúdo
    O que terá no site? O conteúdo irá modificar constantemente? Você irá focar na venda de produtos, exibindo algumas páginas sobre eles, ou estará dispondo de informações através de artigos ou notícias? O seu conteúdo será de forma geral texto, imagens ou mídias? Você já tem seu próprio conteúdo ou você precisa pegar ele em outros locais?
  • O design
    Quais cores serão o seu site? Lembre-se que a concepção do design varia de acordo com o público-alvo. O design inclui em elementos gráficos, cores, fontes e tipografia. Quanto mais tempo você planejar o site com antecedência, mais fácil será de prepará-lo.
  • O cronograma
    Uma vez que você já tem tudo planejado, você precisa determinar o seu cronograma. Não esqueça de incluir o tempo de teste, revisão e do seu cliente dar um feedback a respeito do trabalho desenvolvido.

Escreva o seu planejamento

Creio que quando se começa a planejar um projeto, ele pode ficar confuso muito rápido, por isso, se você está tendo muitas idéias, esta é a melhor forma, escrevendo-as. Sessões de planejamento podem virar um caso na sua cabeça também. Então descanse e depois volte para continuar a escrever.

Essas são mais algumas dicas que podem ajudar algumas pessoas que se sentem perdidas antes de começar um site.

Grande abraço e não esqueça de deixar o seu comentário! 🙂

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Certificações que possuo: CompTIA Security+, EXIN EHF, MCSO, MCRM, ITIL v3. Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!