Como determinar o quanto seu site precisa de espaço em disco e tráfego mensal no plano de hospedagem

image_pdfimage_print

Esta é uma pergunta que você precisa de resposta antes de escolher a empresa que você vai hospedar o seu site.

Você precisa analisar o conteúdo que o seu site irá ter. É só texto? Imagens? Áudio e vídeo?

Textos não precisam de muito espaço. Imagens precisará de um pouco mais de espaço. Já arquivos de áudio e vídeo, você tanto precisará de espaço como tráfego.

Muitas empresas oferecem uma grande quantidade de espaço em disco, mesmo que você nunca vá utilizá-la toda.  Se alguém for utilizar todo esse espaços disponível, os servidores poderão não ser capazes de gerenciá-los.

Você verá uma média de espaço em disco e tráfego que estão sendo oferecidos. Uma empresa pode estar oferecendo 1GB de espaço, enquanto outro oferece apenas 500MB, e ambos com o mesmo preço. O segredo é a qualidade do serviço, então não olhe só para o que está sendo oferecido.

Uma regra de forma geral no ramo de hospedagem é que 2MB é o suficiente para hospedar 10 páginas e 4 ou 5 imagens. Usando essa idéia, você poderá derterminar o quanto de espaço em disco você precisará para hospedar seu site.

Você pode calcular o seu tráfego da mesma forma. Tenha certeza que você entende bem a diferença entre espaço em disco e tráfego.

Em termos não-técnicos, tráfego é a quantidade de água que passa por um cano. Deu pra entender? Em outras palavras, é a quantidade de dados que trafegam em relação ao seu site. Se você acha que seu site vai ter muita transferência de arquivos e visitação, você deve procurar por planos que tenham alta disponibilidade de tráfego.

Se você escolher um plano que seu site vá ultrapassar a quantidade disponível de trafego naquele mês, o seu site será suspenso até que o dia 1 do próximo mês chegue, que é quando normalmente os hosts reiniciam a contagem de tráfego. Talvez seja uma boa hora pra dar um upgrade de plano e solicitar um com uma disponibilidade de mais tráfego.

A melhor maneira de controlar o seu espaço em disco e tráfego é manter o site o mais simples possível. Não use imagens com alta resolução e nível de qualidade em excesso. Otimize as imagens para que sejam mais leves de serem carregadas, o que diminuirá no uso dos 2 recursos citados e ainda facilita a visita dos usuários pra ver o conteúdo.

Mesmo com tudo isso você tenha dúvida em qual plano adquirir da sua empresa de hospedagem, entre em contato com eles passando o máximo que puder de informações sobre o seu site, assim eles poderão te ajudar na escolha do plano mais viável para você.

Visitem http://www.uebihost.com.br e confiram os planos de hospedagem. Também trabalhamos com revenda de hospedagem (pretendo criar algumas matérias a respeito disto), streaming (web-rádio) e desenvolvimento web.

Caso você tenha dúvida, você pode deixar um comentário que eu ajudarei dentro do possível na sua escolha do plano.

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Certificações que possuo: CompTIA Security+, EXIN EHF, MCSO, MCRM, ITIL v3. Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!