Cloud computing, redes sociais e o fenômeno do BYOD deverá levar as empresas a mudar a forma como elas administram a segurança em 2013, de acordo com o instituto de pesquisas Gartner. Especialmente a adoção do armazenamento de dados em nuvem.
Os benefícios desse modelo são semelhantes a outras ofertas de cloud computing nos custos ou agilidade de gestão. Mas também pode registrar problemas quanto à segurança, privacidade e acessibilidade dos dados.
Earl Perkins, vice-presidente de pesquisa do Gartner, considera que esses aspectos deverão favorecer os fornecedores de segurança de TI. De acordo com ele, essas empresas de segurança terão de se reinventar para enfrentar desafios envolvendo a cloud computing e mobilidade.
O analista explica que a “explosão da informação” na companhia aumentou a pressão sobre os profissionais de TI e fabricantes no sentido de conseguirem fazer algo com as atuais infraestruturas já obsoletas. Ao mesmo tempo questiona se os principais fornecedores de tecnologia de segurança serão os mesmos, em três ou cinco anos. “Provavelmente não”, constata.
Cloud vai mudar a gestão de segurança, afirma Gartner – Gestão – CIO.