Algumas metodologias de gerenciamento de projetos podem atrapalhar a TI

image_pdfimage_print

Práticas de gestão de projetos de TI estão em uma encruzilhada, e estão minando a habilidade de os departamentos de TI entregarem projetos com sucesso. O gerenciamento de projetos não caminhou no mesmo ritmo das mudanças dos departamentos de tecnologia da informação ou do negócio. Enquanto os departamentos de TI adotaram arquitetura orientada a serviços e práticas de desenvolvimento ágil para se tornarem mais ágeis para responder às necessidades do negócio, o gerenciamento de projetos se manteve focado na metodologia. E as metodologias tradicionais têm se mostrado muito rígidas e burocráticas para o nível de competitividade dos negócios de hoje.

A razão pela qual as metodologias de gerenciamento de projetos tradicionais mais atrapalharem que ajudarem a TI é porque exigem muito rigor.  Há normalmente tanta documentação e tantos processos para seguir a metodologia que isso acaba por tornar o gerenciamento de projeto lento, impossibilitado de mover-se tão rápido quanto precisa o negócio ou tão rápido quanto a tecnologia possibilita.

O remédio? Adotar uma gestão de projetos flexível  

Para manter o passo com o negócio e com o resto da TI, escritórios de gerenciamento de projetos precisam tornar suas práticas mais flexíveis. Especialistas sugerem quatro medidas para os times aplicarem e melhorarem o tempo de resposta.

1-    Adote um framework
Um framework é uma coleção de várias peças da funcionalidade de um gerenciamento de projetos. Quantos projetos são necessários para um projeto e não todos os passos de uma metodologia.

2-    Descubra o que realmente precisa entregar
Para projetos de curta duração, um relatório por e-mail da situação pode ser mais apropriado que um documento formal, a formalidade e requisitos de um documento pode ser a morte de alguns projetos. Por isso, os gerentes de projeto devem customizar as entregas de acordo com as necessidades de cada um deles.

3-    Meça a eficiência de um projeto de forma diferenciada
Gerenciamento de projetos baseia-se em entregar projetos no prazo e dentro do orçamento, e claro, confia-se na metodologia para fazer isso acontecer. Mas se você pretende que o gerenciamento de projetos seja mais flexível, precisa encorajar um novo comportamento. Então recompense a equipe quando seus profissionais se adaptam de forma rápida às necessidades de mudança do negócio, mesmo se o prazo e o orçamento tiverem alguns deslizes.

4-    Treine gerentes de projetos para serem líderes, mais do que malucos por controle
Gerentes de projeto podem confiar na habilidade analítica para completar projetos. Lembre-se, no entanto, que o gerenciamento flexível não é uma questão exata, preto ou branco. Requer uma visão mais completa, compreensão e exercício de liderança adaptativa ao invés de comando e controle.

5-    Continue melhorando as praticas de gerenciamento
Sua abordagem deve envolver TI e o negócio. Solicite aos gerentes de projetos e parceiros de negócio ideias sobre como fazer sua prática de gerenciamento de projetos mais responsiva.

Fonte: CIO

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Certificações que possuo: CompTIA Security+, EXIN EHF, MCSO, MCRM, ITIL v3. Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!