W3C Brasil lança game online para ajudar na captura de cibercriminosos

image_pdfimage_print

A W3C Brasil acaba de lançar um game online para ajudar na identificação e captura de cibercriminosos. O jogo foi apresentado durante a WWW2012 (Conferência Internacional da World Wide Web) em abril, na França.

Chamado de “Agência Virtual 3WA”, o cenário do game é exatamente o que lhe dá nome, e o propósito é salvar a web dos criminosos virtuais. Por enquanto, a única informação dada é que Atlas (nominação que se dá ao criminoso, que também pode ser um grupo) já cometeu inúmeros ataques, e ninguém sabe de seu paradeiro ou o que ele fará a seguir.

As únicas pistas são um telefone celular encontrado durante as investigações e registros de câmeras de segurança, comprovando a ligação suspeita entre Atlas e alguns participantes da conferência em Lyon. Nesse ponto, o W3C Brasil, escritório nacional do W3C e parceiro na organização dos eventos da WWW, convida os internautas a ajudar na investigação.

Para colaborar, é necessário se cadastrar em http://www.saferplace.org, seguir as instruções e tentar decifrar os desafios que já estão no ar. Com o tempo, outras tarefas serão requeridas e os participantes receberão orientações por e-mail e pela página da conferência, em http://www.2013.org. O desafio vai até maio do ano que vem, quando será realizada a WWW2013, no Rio de Janeiro. No evento, serão apresentadas as etapas finais do jogo, bem como a premiação.

Fonte: IDG Now!

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!