Veja seis dicas para evitar falhas e perda de dados em TI

image_pdfimage_print

São Paulo – Uma pesquisa da Check Point Software Technologies, empresa especializada em segurança na internet, mostra que 77% das empresas tiveram perda de dados durante o ano de 2010.

Segundo o estudo, a popularidade do e-mail associada às redes de dados e computação de alta velocidade, aplicativos web 2.0 e computação móvel aumentaram os riscos da perda de dados em ambientes empresariais.

Para ajudar a evitar as falhas, a empresa criou uma lista com seis dicas de segurança. Veja abaixo:

1 – Entender as necessidades de segurança de dados da empresa – Ter uma visão clara e um registro dos tipos de dados sensíveis que existem na empresa, assim como quais tipos de dados estão sujeitos aos padrões de conformidade governamentais ou industriais.

2 – Classificar os dados sensíveis – Para começar, crie uma lista dos tipos de dados sensíveis da empresa e indique os níveis de sensibilidade.

3 – Alinhar as políticas de segurança às necessidades da empresa – A estratégia de segurança da empresa deve proteger os ativos de informação sem inibir o usuário final. Defina as políticas da empresa em termos empresariais simples que estejam alinhados com as necessidades corporativas da empresa, grupo ou funcionário.

4 – Garantir a segurança dos dados durante seu ciclo de vida – As empresas devem considerar a implementação de soluções de segurança de dados que protegem seus dados sensíveis de diversas formas – correlacionando usuários, tipos de dados e processos – durante seu ciclo de vida: dados armazenados, dados em movimento e dados em uso.

5 – Eliminar a carga de compliance – Avalie as regras de conformidade governamentais e industriais e como afetam o fluxo corporativo e a segurança da empresa.

6 – Destacar a conscientização e o comprometimento de usuários – Envolva o usuário em decisões sobre a segurança. A tecnologia pode ajudar a educar os usuários sobre as políticas da empresa e autorizá-los a resolver incidentes de segurança em tempo real.

Fonte: INFO

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Certificações que possuo: CompTIA Security+, EXIN EHF, MCSO, MCRM, ITIL v3. Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!