Sou gestor, e agora? Dicas para um novo gerente

Nossa vida profissional é sempre moldada por perspectivas e desafios, temos que estar preparados para as possíveis mudanças. 

Na área de TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), presenciamos, muitas vezes, um profissional operacional ou técnico ter que assumir a gestão de sua área. A seguir, algumas dicas para quem passa por este momento. 

1 – Faça treinamentos voltados para gestão – Faça treinamentos e especializações voltados para áreas ligadas a gestão como: gestão de pessoas, finanças, processos, marketing, estratégia, liderança, projetos, etc.

2 – Seja um bom líder – Prepare-se para ser um líder e ser encarado como tal por sua equipe,tenha seguidores. Um líder conquista, não impõe, sua liderança. Sobre este assunto,aproveite as dicas do Portal GSTI.

3 – Escolha certificações voltadas para gestão– Faça certificações nas áreas de governança, gestão de serviços de TI, processos, projetos: ITIL, COBIT, BPM, SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO, SCRUM, PMP, etc.

4 – Cuidado nas apresentações e proposições – Lembre-se que seus diretores esperam de você apresentações de nível executivo, seguindo a estratégia do negócio. Esqueça literalmente apresentações e proposições com cunho extremamente técnico.

5 – Tenha um bom relacionamento – Um gestor terá que ter parceiros de outras áreas, seja para ter um ambiente profissional sadio como também para buscar apoio em seus projetos, pois isso é fundamental para sua gestão.

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL).
Certificações que possuo: CompTIA Security+, EXIN EHF, MCSO, MCRM, ITIL v3.
Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!