Sou gestor, e agora? Dicas para um novo gerente

image_pdfimage_print

Nossa vida profissional é sempre moldada por perspectivas e desafios, temos que estar preparados para as possíveis mudanças. 

Na área de TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), presenciamos, muitas vezes, um profissional operacional ou técnico ter que assumir a gestão de sua área. A seguir, algumas dicas para quem passa por este momento. 

1 – Faça treinamentos voltados para gestão – Faça treinamentos e especializações voltados para áreas ligadas a gestão como: gestão de pessoas, finanças, processos, marketing, estratégia, liderança, projetos, etc.

2 – Seja um bom líder – Prepare-se para ser um líder e ser encarado como tal por sua equipe,tenha seguidores. Um líder conquista, não impõe, sua liderança. Sobre este assunto,aproveite as dicas do Portal GSTI.

3 – Escolha certificações voltadas para gestão– Faça certificações nas áreas de governança, gestão de serviços de TI, processos, projetos: ITIL, COBIT, BPM, SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO, SCRUM, PMP, etc.

4 – Cuidado nas apresentações e proposições – Lembre-se que seus diretores esperam de você apresentações de nível executivo, seguindo a estratégia do negócio. Esqueça literalmente apresentações e proposições com cunho extremamente técnico.

5 – Tenha um bom relacionamento – Um gestor terá que ter parceiros de outras áreas, seja para ter um ambiente profissional sadio como também para buscar apoio em seus projetos, pois isso é fundamental para sua gestão.

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!