Sete habilidades de gestão de projetos para profissionais de TI

image_pdfimage_print

Como você pode dizer a um bom gerente de projeto que ele não é tão bom assim? A CIO.com entrevistou executivos e especialistas em gerenciamento de projeto para saber quais são as habilidades necessárias para gerenciar com sucesso – ou seja, para garantir que os projetos sejam executados no prazo e permaneçam dentro do orçamento.

Aqui estão sete habilidades que gerentes de projetos precisam ter para serem bem sucedidos:

Habilidade Nº 1:. Ser altamente organizado e multitarefa
Um bom gerente de projeto sabe como “gerenciar múltiplos projetos ou tarefas e controlar questões em uma base diária”, diz Hilary Atkinson, diretor do escritório de Gerenciamento de Projetos da Force 3.

A diferença entre o sucesso ou o fracasso de um projeto é muitas vezes “a diferença entre um gerente de projeto altamente organizado e outro nem tanto”, diz ela. “Se um gerente de projeto está gastando mais tempo tentando descobrir que informação dar sobre o projeto em vez de gerenciá-lo, o fracasso é eminente.”

Habilidade Nº 2:. Assumir e saber conduzir
“Gerentes de projetos precisam ser bons líderes”, diz Lew Sauder, gerente de projeto sênior da Geneca , que desenvolve software personalizado para empresas. Especificamente, “gerenciamento de projetos é a condução das partes interessadas e dos fornecedores para um bom resultado”, afirma Brian Lee, sócio da Navegue.

“Os gerentes de projetos eficazes pintam um retrato de um amanhã melhor e confiam na capacidade de sua equipe para realizar essa visão. Constroem relacionamentos confiáveis ??com as principais partes interessadas para assegurar o alinhamento com os objetivos do projeto e exalam a confiança necessária a todos os participantes do projeto. ”

Habilidade Nº 3: Ser um comunicador eficaz 
“Ser um comunicador excelente requer que o gerente de projeto seja capaz de assegurar que os objetivos serão claramente compreendidas por todos os interessados, para que todos os interessados ??entendam o que se espera deles ao longo do ciclo de vida do projeto, e que todos os interessados ??se comuniquem de forma eficaz uns com os outros, assim como com o gerente do projeto”, diz o Dr. Greg Thomas, CEO da Roos Technologies International.

“Gerentes de projetos precisam ser capazes de comunicar alterações de status, boas notícias e más notícias para todos os funcionários, de diferentes níveis e departamentos”, argumenta Hayes Nandi, agente daVitamin T . “Eles também precisam ser capazes de distinguir quem precisa de saber o que, quando precisam saber e como a informação será entregue”, diz ela. “Por exemplo, um atraso de agendamento ligeiro pode ter de ser comunicado às equipes internas, mas não para o cliente, se as principais datas de revisão do cliente não forem afetadas.”

Habilidade Nº 4:. Saber como e quando negociar 
“Gerentes de projeto devem ser negociadores excelentes”, diz Brock Boddie, diretor da Huge, uma agência digital global. “Você está frequentemente lidando com pessoas que têm interesses divergentes do seu próprio ou que parecem não ter qualquer interesse em compreender o que você está tentando realizar e por que eles deveriam ajudar ou participar plenamente”, diz ele.

“Um bom gerente de projeto vai investir tempo para entender e negociar essas relações e descobrir os interesses destes stakeholders, para que possa triangular e fazer o seu projeto continuar a avançar. Sem essas habilidades de negociação, você pode estragar ou ignorar essas relações críticas, tornando altamente improvável o sucesso do projeto”, diz Boddie.

Habilidade Nº 5: Ser detalhista 
“Gerenciamento de projetos é saber lidar com detalhes – os grandes e os pequenos”, diz Aziz Kara, líder de Gerenciamento de Produto e Design daXtreme Labs. Significa que os gerentes de projetos devem ser “meticulosos sobre como gerenciar os detalhes de cada projeto e o impacto que cada detalhe pode ter sobre o sucesso geral do projeto. Detalhes podem determinar o sucesso ou o fracasso de um projeto, e o gestor eficaz reconhece isso.”

Habilidade Nº 6:. Reconhecer e resolver problemas rapidamente
“Inevitavelmente, haverá momentos em que problemas e obstáculos surgirão e exigirão soluções imediatas”, observa Michael Pesochinsky, co-fundador e vice-presidente da GovernmentBargains.com. “A forma como um gerente de projeto vai lidar com esses problemas o diferenciará dos demais.”

Habilidade Nº 7:. Possuir as habilidades técnicas necessárias

Para ser um bom gerente de projeto, você “deve ter sólidos conhecimentos das plataformas, software e sistemas que a sua empresa trabalha regularmente, mesmo que o seu trabalho não seja técnico”, diz Joel Gross, fundador e CEO da Coalition Technologies, uma empresa de marketing e web design.

“Um grande gerente de projeto precisa ter bastante conhecimento técnico sobre as áreas do projeto para ser capaz de atribuir-se a algumas das tarefas”, acrescenta Bob Herman, proprietário do Tropolis Group

Por quê?  “Atribuindo-se a algumas das tarefas do projeto, concluindo com sucesso essas tarefas no prazo definido, ajudará o gerente de projeto a  ganhar o respeito que precisa para gerenciar bem a equipe do projeto.”

Na sua opinião, há alguma outra habilidade que você considere essencial para ser um bom gerente de projeto? Por favor, deixe um comentário.

Sete habilidades de gestão de projetos para profissionais de TI – Gestão – CIO.

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!