Sete dicas para causar uma boa impressão em um novo emprego

image_pdfimage_print

O primeiro mês em uma nova empresa é crucial para qualquer pessoa. Veja como melhorar seu período de ambientação.

O primeiro mês em um novo emprego é, definitivamente, o mais crítico e pode definir o período que você permanecerá na companhia. Suas ações e reações podem criar uma boa ou péssima imagem a seu respeito com colegas, definindo o desenrolar de sua carreira no curto prazo. Todd Dean, cofundador e CMO do app de recrutamento Wirkn, citou sete dicas para causar uma boa impressão.

1. Faça a lição de casa

Antes do primeiro dia na nova empresa, é importante fazer um trabalho intenso de pesquisa sobre aquela organização e a tarefa que terá que executar lá. Tente descobrir o máximo possível a respeito da companhia, do setor onde atua, sua cultura e como a função que desempenhará se encaixa nos objetivos estratégicos da empresa.

2. Estabeleça as conexões

Enquanto estiver sendo apresentado aos colegas, pares e superiores, tente travar diálogos trazendo questões amenas que podem ajudá-lo a se conectar com seus interlocutores. Causar uma boa primeira impressão de forma informal ajudará a ambientar-se de uma melhor maneira.

“Estabeleça uma conversação e tente criar uma imagem amigável demonstrando interesse pelas pessoas e em aprender sobre elas, não apenas vá de uma baia a outra”, aconselha Dean.

3. Peça uma primeira avaliação

Uma vez que já se familiarizou com o novo ambiente e sentir-se confortável, não tenha medo de pedir um feedback ao superior ou colega. Isso lhe dará certeza de seus progressos e se está se encaixando à cultura e expectativas daquela organização. Caso não tenha um retorno positivo, isso lhe dará subsídios para ajustar sua abordagem e buscar adaptação.

De acordo com o executivo, geralmente, leva cerca de três semanas para um novo empregado ambientar-se a uma nova empresa – e solidificar certos hábitos. “Esse é um bom momento para pedir um feedback para saber se está seguindo no rumo certo ou precisa mudar de rota”, afirma.

4. Não queime a largada

Certamente, espera-se que um novo empregado seja participativo, contribua com projetos e discussões e faça recomendações sobre possíveis melhorias em processos, políticas empresariais e gargalos que afetam uma operação. Mas, não vá com muita sede ao pote. Como um novo empregado, talvez seja difícil compreender exatamente as políticas por trás daquele processo. Primeiramente, pergunte como funcionam os mecanismos para sugerir alguma alternativa.

5. Invista recursos para ser requisitado

Tome um tempo extra para chegar no emprego um pouco mais cedo e ficar um pouco mais no primeiro mês de empresa. Mostre dedicação para aprender exatamente o que se espera de uma pessoa em sua posição, as normas e os projetos. Essa dedicação adicional ajudará a entender como pode se tornar indispensável à companhia e ao time. “Trata-se de uma boa forma de entender como uma empresa opera”, avalia Dean, dizendo que esse ensinamento pode ajudá-lo a equalizar o esforço com o passar do tempo.

6. Network

Não limite seus relacionamentos com colegas de times e supervisores imediatos. Busque estabelecer contatos em outros departamentos a fim de compreender como as áreas se relacionam e colaboram entre si. “Criar novas conexões diariamente no ambiente de trabalho ajudará a construir uma boa rede de contatos e, também, a compreender como você se encaixa na estrutura organizacional de forma geral”, acredita o executivo.

7. Trabalhe pela credibilidade

Por fim, vá além das expectativas quando está desempenhando uma tarefa específica para mostrar que as pessoas podem confiar no seu trabalho. Claro, não seja extremista e assuma mais responsabilidades do que pode entregar, ou se pegue trabalho que são responsabilidade de outros membros do time.

“Uma empresa pode treinar um empregado a realizar uma tarefa, mas não pode ensinar uma pessoa a ser ética, perseverante ou paixão. Quando concluir um projeto, ao invés de dar as costas e matar tempo na rede social, mostre proatividade para pegar outros projetos, ajudar pessoas em outras equipes ou outras maneiras de reforçar sua utilidade”, lista Dean.

Fonte: http://computerworld.com.br/sete-dicas-para-causar-uma-boa-impressao-em-um-novo-emprego

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!