Relações de sinonímia e antonímia

A designação (o conceito) de sinonímia e antonímia não pertence a nenhuma classe gramatical. As palavras sinonímia e antonímia é que pertencem – pertencem à classe dos nomes ou substantivos.

Dicionário

Sinônimos

As palavras cujos significados são equivalentes, semelhantes – sem serem idênticos -, recebem o nome de sinônimos. Por exemplo, cativo e prisioneiro; fiel e leal; casa e habitação; alfabeto e abecedário; brado, grito e clamor; extinguir, apagar e abolir; preto e negro; renunciou, recusou e rejeitou.

É importante frisar que não existem sinônimos perfeitos. Caso existissem, não haveria necessidade de duas palavras distintas. Veja, por exemplo, a série: bela, linda, maravilhosa. Em determinados contextos, esses adjetivos poderiam substituir uns aos outros, mas com certeza conseguimos estabelecer uma diferença, por exemplo, entre uma pessoa que é bela e uma pessoa que é maravilhosa.

Antônimos

São palavras que tem significado contrário. Por exemplo, alto e baixo; inocente e culpado; vivo e morto; mal e bem; mau e bom; bonito e feio; frio e quente; ordem e desordem.

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL).
Certificações que possuo: CompTIA Security+, EXIN EHF, MCSO, MCRM, ITIL v3.
Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!