Relações de sinonímia e antonímia

Dicionário

A designação (o conceito) de sinonímia e antonímia não pertence a nenhuma classe gramatical. As palavras sinonímia e antonímia é que pertencem – pertencem à classe dos nomes ou substantivos.

Dicionário

Sinônimos

As palavras cujos significados são equivalentes, semelhantes – sem serem idênticos -, recebem o nome de sinônimos. Por exemplo, cativo e prisioneiro; fiel e leal; casa e habitação; alfabeto e abecedário; brado, grito e clamor; extinguir, apagar e abolir; preto e negro; renunciou, recusou e rejeitou.

É importante frisar que não existem sinônimos perfeitos. Caso existissem, não haveria necessidade de duas palavras distintas. Veja, por exemplo, a série: bela, linda, maravilhosa. Em determinados contextos, esses adjetivos poderiam substituir uns aos outros, mas com certeza conseguimos estabelecer uma diferença, por exemplo, entre uma pessoa que é bela e uma pessoa que é maravilhosa.

Antônimos

São palavras que tem significado contrário. Por exemplo, alto e baixo; inocente e culpado; vivo e morto; mal e bem; mau e bom; bonito e feio; frio e quente; ordem e desordem.

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: