Quatro configurações de privacidade do Facebook que aumentam sua segurança

image_pdfimage_print

As configurações de privacidade do Facebook são “um parto” para muitos usuários. Do caos causado após uma violação de privacidade até as configurações confusas após o lançamento da Linha do Tempo, em 2011, proteger seus dados e compreender quem pode ver quais partes de seu perfil nunca foi fácil.

Apesar de a rede social ter cometido alguns erros consideráveis, ela também deu grandes passos no sentido de garantir que suas configurações de privacidade sejam mais acessíveis e simples. Mais recentemente, o Facebook lançou um novo conjunto de ferramentas de privacidade para ajudá-lo a gerenciar mais facilmente quem pode ver o que você compartilha.

Aqui está um olhar sobre essas novas configurações de privacidade, além de mais três que você deve rever para garantir que comece o ano novo com segurança.

1. Como navegar pelos novos atalhos de privacidade do Facebook
Antes, se você quisesse mudar seus controles de privacidade do Facebook, era preciso navegar por um conjunto separado de páginas para encontrar a configuração que estava procurando. A rede tornou este processo um pouco mais fácil com um novo conjunto de atalhos encontrados entre os botões “Página Inicial” e “Configurações”, na parte superior direita.

Ao clicar no ícone do cadeado, três configurações de privacidade são oferecidas: “Quem pode ver minhas coisas?”, “Quem pode entrar em contato comigo?” e “Como posso impedir alguém de me incomodar?”. Clicar em cada uma dessas opções lhe dará um resumo de quem pode ver o quê, quem pode contatá-lo, como bloquear alguém e como alterar suas configurações.

facebook dicas segurança

Novos atalhos de privacidade facilitam configurações de segurança

2. Como rever antigas publicações no Facebook com o Registro de Atividades
O Registro de Atividades do Facebook, que apareceu no site no ano passado, mostra uma visão geral da atividade no seu perfil.

A rede social recentemente atualizou o Registro de Atividades do Facebook com uma nova navegação do lado esquerdo, que permite que você reveja seus comentários, curtidas e fotos e postagens em que foi marcado. Também é possível classificar as informações para ver fotos públicas nas quais foi marcado e foram escondidas de sua linha do tempo, mas que ainda aparecem no Facebook.

O Registro de Atividades atualizado é muito útil se você quiser navegar ou remover mensagens separadas ou ajustar as configurações de uma ação ou foto.

facebook dicas segurança 2

O Registro de Atividades fica localizado logo acima das Opções Curtir de sua Linha do Tempo

3. Como navegar em suas configurações de aplicativos
Se você já se registrou em um site externo usando sua conta no Facebook, pode se surpreender ao descobrir quantos possuem acesso ao seu perfil. Para verificar a quais aplicativos você concedeu acesso, navegue até a página “Configurações de Privacidade” e escolha “Aplicativos”, no menu à esquerda.

Aqui, você pode ver e mudar se permite que o aplicativo poste em seu nome, se essas mensagens são públicas, quais permissões foram concedidas a cada aplicativo e se ele pode acessar seus dados a qualquer momento. Você também pode ver quando foi a última vez que eles acessaram seus dados.

Também é possível optar por remover o aplicativo. Note que quando você remover o app de sua conta – e pode escolher se quer eliminar toda a atividade do aplicativo no Facebook – ele ainda poderá ter os dados que você compartilhou com ele, que você pode determinar pela leitura da política de privacidade do app.

4. Como definir suas notificações do Facebook
O Centro de Notificações do Facebook é onde você pode ver e mudar sobre quais ações é notificado e como é notificado sobre elas. Encontre isto navegando até a página “Configurações de Privacidade” e clicando em “Notificações”, do lado esquerdo.

Por exemplo, você pode escolher ser notificado no Facebook e via mensagem de texto cada vez que alguém lhe marca em uma foto. Ou, você pode escolher ser notificado, via e-mail, com um resumo semanal sobre a atividade de um amigo importante.

Há uma série de configurações e opções nesta página; navegue por todas para garantir que você está vendo o que quer e está sendo notificado apenas sobre atividades importantes.

Quatro configurações de privacidade do Facebook que aumentam sua segurança – Internet – IDG Now!.

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!