Propagandas no Internet Explorer podem rastrear seu mouse

image_pdfimage_print

Se você usa o Internet Explorer, fique atendo:a Microsoft confirma que está investigando uma falha de “rastreamento de mouse” que afeta do IE6 até o 10.

O problema de segurança foi identificado por um grupo chamado Spider.io ainda esta semana.

O grupo afirma que as versões 6 a 10 do Internet Explorer são capazes de rastrear o movimento do cursor, mesmo quando a janela do navegador está inativa, fora de foco, ou minimizada.

Dessa forma, anúncios maliciosos poderiam abusar da capacidade de rastrear os movimentos do mouse. O Spider.io mostra que isso é possível, e mais: diz que algumas empresas que oferecem anúncios já usam a falha.

Não está clara a utilidade dos dados coletados do mouse – cliques não podem ser monitorados, por exemplo – mas ainda deveria ser um motivo de preocupação para quem se importa com segurança em software. A Microsoft diz que está “trabalhando ativamente para ajustar este comportamento no IE”. [VergeSpider.ioMicrosoft]

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!