Profissões novas da era digital

image_pdfimage_print

No panorama das crises econômicas das grandes potências e do desemprego encontramos uma ponta de esperança: novas profissões, onde a demanda das empresas chega a superar a oferta de profissionais existentes.

Essas novas carreiras têm uma única raiz comum: a internet e as novas redes sociais. Contudo, segundo Francisco Bosch, diretor da empresa espanhola Infoempleo, os novos empregos são “oportunidades que muita gente desconhece”.

O diretor diz que os livros editados há 16 anos sobre carreiras universitárias já não servem mais. Outro problema: aponta Alejandro D. Doncel, fundador e diretor da KSchool, é que, “o sistema educativo está desajustado porque não oferece os perfis que o sistema produtivo demanda”. Porém, quais são esses novos empregos? A maioria são oportunidades na rede que requere a aprendizagem de novas habilidades, reciclagem e uma visão em longo prazo.

Confira a seguir algumas profissões e perfis das novas carreiras:

1) Especialista em análise da web
São engenheiros ou matemáticos encarregados de medir os dados de audiência e publicidade de um site com a finalidade de melhorar seu posicionamento. Sua função principal consiste em interpretar a relação do marketing online com as informações retiradas das estatísticas.

2) Arquiteto de Informação
São os responsáveis pela estrutura e organização de um portal ou site com o objetivo de melhorar suanavegabilidade. Os arquitetos da informação planificam os elementos para um site seja mais acessível e trabalham em colaboração com programadores e designers gráficos.

3) Web Designer
Requer conhecimentos de computação gráfica e programas de design, assim como código HTML eJavascript. O web designer deve trabalhar para melhorar o aspecto de um site, sua acessibilidade e também a ordem e seu aspecto estético para atrair novos usuários.

4) Especialista em usabilidade
O novo profissional tem como principal missão conhecer o que os usuários buscam e querem. Esse pesquisador de mercado ou analista realiza estudos frequentes para saber o que os clientes gostariam que melhorasse no site. Seu saldo salarial varia de 18 a 42 mil euros mensais.

5) Editor de Conteúdo
São os novos jornalistas digitais. Se encarregam do conteúdo, redação e edição de artigos nas diferentes páginas da web, desde um site corporativo a um jornal digital.

6) Analista Funcional
Sua função consiste em analisar o funcionamento de novos aplicativos informáticos para que oferecer o máximo de rendimento.

7) Consultor de e-Business
O especialista em marketing analisa as necessidades de uma empresa na internet. Ele emprega diferentes estratégias para atrair cliente através da internet.

8) Responsável por e-Commerce
É responsável pelas vendas online de uma empresa. Sua missão consiste em ser a ligação entre a loja de uma página da web com a potência do publico consumidor.

9) Webmaster
Sua principal função é garantir que um portal online opere da melhor forma possível a nível técnico. Para alcançar o sucesso precisa gerenciar e coordenar uma equipe de técnicos. Segundo o guia INKS, é uma das melhoras profissões com perspectivas de trabalho em longo prazo.

10) Advogado especialista em internet

O advogado especialista em novas tecnologias trata de tópicos como a contratação online, comércio eletrônico, assinatura digital, proteção de dados, propriedade intelectual e gestão de conteúdos, condições gerais de contratação na web e problemática jurídica dos nomes de domínio, entre outras questões.

11) Responsável de Marketing de Filiais
É o intermediador entre empresas e anunciantes em uma categoria de publicidade onde os anunciantes só pagam quando há resultados nas traduzíveis em web visitas, vendas ou registros.

12) Diretor de Marketing Online
É o especialista em contratos publicitários na web e em criar campanhas de promoção de produtos. A função requere formação em Marketing, pesquisa de mercado, Estatística ou Sociologia.

13) Gerente de Produtos
Esta nova profissão do mundo web está centrada em identificar novas oportunidades, tendências e problemas para o desenvolvimento de produtos com êxito. Se encarrega de realizar as projeções de vendas e trabalhar de forma conjunta com o comércio. Além disso, analisa os resultados obtidos com os produtos já lançados no mercado.

14) Especialista em SEM (Search Engine Marketing)
É o especialista em marketing de um site para os buscadores. Decide a audiência para qual será dirigida a ação publicitária, as palavras chaves que irão patrocinar e como fazê-lo. Também estabelecem o orçamento necessário.

15) Especialista em SEO (Search Engine Optimization)
Os especialista em SEO se encarregam de posicionar os conteúdos em site para os buscadore, de maneira que o site se destaque entre as páginas da web por sua competência. A função do SEO consiste em identificar palavras chave, analisar competidores e conseguir que o site da empresa em questão lidere o ranking de motores de busca como o Google.

16) Administrador de Base de Dados
Mantém as bases de dados que compõe o sistema de informação de uma empresa. Devem ser especialistas em tecnologia da informação, ter conhecimentos de linguagem de consulta SQL e de DBMSpara otimizar as consultas.

17) Programador
Criam os aplicativos de uma página na web e resolvem os problemas derivados de seu funcionamento. É um perfil com enorme demanda em todos os tipos de empresa.

18) Chefe de sistemas
Dirige de forma administrativa e técnica as atividades da área de processamento de dados na empresa, organiza a equipe de informática e seleciona o software e hardware que a companhia utiliza.

19) Técnico de Suporte
Instala, configura e se encarrega de manter os equipamentos informáticos da empresa. Também instala os programas necessários para o uso diário.

20) Trafficker
Encarregado de gerenciar, implementar e controlar o tráfico de uma página na web.

21) Gerente de Comunidades e Redes Sociais
Sua principal função consiste na comunicação da empresa com o público através das redes sociais como Facebook, Twitter e Linkedin. Uma de suas funções consiste em fomentar conversas e debates na rede e interagir com os comentários dos usuários sobre a empresa. Existem variantes na categoria dessa carreira com perfis conhecidos como Responsável por SMO ou Social Media Strategist.

Fonte: Universia

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!