Profissionais de TI aguardam promoção em 2012, diz pesquisa

Uma recente pesquisa realizada pela empresa MBI Mayer&Bunge Informática, a pedido do Grupo Educacional Impacta Tecnologia, revelou que grande parte os profissionais de TI (tecnologia da informação) brasileiros aguarda uma promoção neste ano.

De acordo com o levantamento, realizado em dezembro de 2011, 44,6% dos consultados pela pesquisa esperam que o reconhecimento pelo contratante ocorra ao longo de 2012, enquanto apenas 33,7% dos contratados acreditam que a promoção acontecerá em uma prazo de até três anos.

O problema, entanto, se deve ao excesso de expectativas destes profissionais, que, segundo o estudo, podem estar acentuadas demais para o tempo de casa de cada um.

Tempo de casa

De acordo com o levantamento, 55,4% deles estão há, no máximo, cinco anos na atual posição. No entanto, comparando essas respostas com o tempo que cada profissional ocupa no presente cargo, cerca de 40% deles estão na atual posição há menos de três anos.

“Isso revela que tais profissionais podem estar otimistas demais em relação às promoções”, informa o Grupo Educacional Impacta Tecnologia.

Já em relação à expectativa de remuneração para 2012, apenas 18% dos profissionais responderam não esperar por aumentos. Além disso, dos 82% restantes, pouco mais da metade disse esperar por aumentos pouco maiores que a inflação prevista para o ano, na ordem de até 15%.

A pesquisa mostra ainda que 35% do total dos entrevistados espera aumentos superiores a 15%.

A pesquisa

O estudo consultou 101 profissionais de 99 diferentes empresas brasileiras, para saber as perspectivas dos profissionais para este ano na área de TI. Entre as amostras analisadas, 78,2% dos entrevistados informaram atuar na área há mais de dez anos, e apenas 11,8% declararam estar na profissão por menos de três anos.

Fonte: Infomoney

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Certificações que possuo: EC-Council CEH, CompTIA (Security+, CySA+ e Pentest+), EXIN (EHF e ISO 27001), MCSO, MCRM, ITIL v3. Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação e Ethical Hacking.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *