Prisão de quadrilha internacional através de parceria entre FBI e Facebook

image_pdfimage_print

Segundo o site Hacker Security News uma parceria entre o FBI e o facebook resulta em prisão de quadrilha internacional.

A reportagem cita que uma ação conjunta do FBI com — acreditem — o Facebook resultou na prisão de uma quadrilha internacional de cibercriminosos. Ao todo, 10 pessoas foram presas nos seguintes países: Bósnia-Herzegovina, Croácia, Macedônia, Nova Zelândia, Peru, Reino Unido e Estados Unidos.
Ainda comenta no site Hacker Security News que a detenção faz parte de uma grande investigação de crimes virtuais, e o grupo em questão teria ligação com o malware Yahos, que já infectou mais de 11 milhões de máquinas em todo o mundo.

Essa “epidemia” custou, ao todo, mais de 850 milhões de dólares (valor superior a 1,5 bilhão de reais), e os efeitos da infecção incluem roubo de dados bancários e de cartão de crédito, além de outros dados pessoais.
De acordo com o site do FBI, a polícia federal dos Estados Unidos, a equipe de segurança do Facebook auxiliou nas investigações ao ajudar a identificar os envolvidos no esquema e também aqueles afetados pelo malware.

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!