Pesquisadores dos EUA criam protocolo para descongestionar redes Wi-Fi

image_pdfimage_print

Protocolo WiFox, desenvolvido por pesquisadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte, pode ser facilmente incorporado aos roteadores existentes.

Três pesquisadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte desenvolveram um protocolo de software capaz de gerir melhor os volumes de dados em roteadores WiFi de alto tráfego. O trabalho “WiFox: Scaling Wi-Fi Performance for Large Audience Environments”, foi elaborado pelos estudantes de doutorado Jeongki Min e Arpit Gupta, e o professor de ciência da computação Injong Rhee.

A especificação IEEE 802.11 permite que dispositivos clientes ligados a um ponto de acesso WiFi partilhem o mesmo canal de transmissão. Mas o tráfego de downlink suplanta o tráfego de uplink, causando perdas de pacotes e saturando o ponto de acesso, explicam os pesquisadores neste paper.

“Vários fatores resultam na degradação do desempenho do WiFi para grandes audiências, e na nossa análise percebemos que a assimetria no tráfego é a grande culpada,” escreveram os pesquisadores.

O protocolo desenvolvido por eles, chamado WiFox, monitora o tráfego e implementa uma “prioridade”, quando um roteador está em perigo de sobrecarga de tráfego, explicam. E pode ser incorporado em roteadores já em uso através da atualização do software.

Até agora o WiFox foi testado com cargas de 25 e 45 dispositivos clientes ligados a um ponto de acesso. O roteador usado foi capaz de responder, em média, quatro vezes mais rápido do que um similar em uma rede sem o protocolo.

Curiosamente, o rendimento aumentou conforme os pesquisadores incrementavam o número de utilizadores na rede. Eles detectaram um aumento de rendimento da ordem de 700%, com 45 utilizadores, e de 400%, com 25 utilizadores.

A equipa de pesquisa deverá apresentar o trabalho no próximo mês, entre os dias 10 e13 de dezembro, durante a conferência CoNEXT ACM 2012, em Nice, na França.

Fonte: Computer World

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!