Pesquisa cria tecnologia que usa o som para ampliar a capacidade de HDs

Pesquisadores da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo uma tecnologia que permite ampliar o armazenamento de dados em discos rígidos magnéticos através da utilização de pulsos sonoros. Basicamente, um sistema acústico foi acoplado aos HDs, aumentando consideravelmente a capacidade de guardar informações.

Cabeça de gravação usa pulso sônico para aumentar eficiência dos discos (Foto: Reprodução)Cabeça de gravação usa pulso sônico para aumentar eficiência dos discos (Foto: Reprodução)

De acordo com os cientistas, os HDs apresentam limitações de gravação e de confiabilidade das informações armazenadas em longos períodos, porque suas superfícies são duras demais. A ideia aplicar um pulso ultrassônico no momento da gravação, diretamente na área do disco onde o dado está sendo escrito.

Com esse pulso sonoro, o material torna-se flexível, sofrendo uma pequena deformação, graças ao calor gerado. De acordo com os cientistas, essa leve deformação permite que a superfície afetada armazene mais itens e tenha maior confiabilidade ao longo do tempo.

Há questões ainda não solucionadas no projeto, como o consumo de energia e os problemas com calor, que são um elemento altamente danoso em sistemas. Mas os pesquisadores estão confiantes de que a tecnologia pode ser refinada com o tempo.

via Pesquisa cria tecnologia que usa o som para ampliar a capacidade de HDs

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL).
Certificações que possuo: CompTIA Security+, EXIN EHF, MCSO, MCRM, ITIL v3.
Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!