Os “likes” do Facebook mostram a sua personalidade

image_pdfimage_print

Talvez você já tenha imaginado que cada “Curtir” que você dá no Facebook mostra um pouco da sua vida para os outros, não é mesmo? Acontece que, agora, um estudo científico comprova que a sua personalidade pode ser reconstruída de acordo com os seus “curtir” — e a taxa de acerto é bem grande, ficando acima dos 80%.

A pesquisa foi feita por uma equipe formada por estudiosos da Universidade de Cambridge e profissionais da Microsoft. Juntos, eles analisaram diversos adeptos do Facebook e as suas atividades dentro da rede social — com o foco voltado para cada curtir realizado por essas pessoas, é lógico.

Com isso, eles se certificaram de que essas informações — por menores que elas sejam — deixam pistas sobre vários traços da sua personalidade, de modo que é possível descobrir suas inclinações políticas, qual tipo de pessoa você prefere, se você é paciente, se gosta de conhecer coisas novas e diversos outros aspectos.

Sim, a pesquisa é útil!

Talvez você esteja pensando que esse estudo é muito óbvio e que não seria necessário fazê-lo, mas ele deixou o processo de “montagem” da personalidade dos adeptos do Facebook mais clara. Além disso, esse tipo de coisa pode ser utilizada para saber se alguém está usando drogas ou apresenta outros padrões de comportamento perigosos.

Além disso, os resultados deste estudo também podem ser usados por empresas que querem atingir um público ainda mais específico do que o normal — o que não é uma intenção tão nobre assim, mas também é válida.

Os “likes” do Facebook mostram a sua personalidade.

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!