Além de serem mais ágeis e inovadores, profissionais de TI precisam aprender a construir a própria imagem na corporação.
Caso você não tenha notado, os departamentos de TI e o CIO estão se tornando irrelevantes para muitos na empresa. Os usuários não entendem por que a TI se move tão lentamente, custa muito e torna a vida de todos tão difícil. Querem agilidade e eficácia.
Ser relevante tem exigido dos CIOs, cada vez mais, a adoção de uma abordagem muito diferente daquela exigida por seus afazeres de 1975 a 2005. Tentar defender e estender o antigo modelo de trabalho é o caminho para a ruína, porque os usuários simplesmente se revoltam.
Do ponto de vista funcional, esse novo cenário exige do CIO a adição de valor. Na prática, segundo Adam Hartung, consultor especializado em inovação, isso significa:
1. Entender o que os usuários querem – o que eles realmente, realmente, realmente querem – que é muitas vezes muito além do que eles dizem que querem. Ajude-os a definir o que seria um bonito, fácil, poderoso, sucesso ultra competitivo, nos próximos 12 meses a partir de agora.
2. Ser um especialista em novas ferramentas (como smartphones, tablets, mídia social, serviços de localização) – os usuários nunca devem saber mais do que você. Ser bom em tecnologias antigas é irrelevante. Esperar por novas versões de tecnologias antigas é irrelevante.
3. Implementar novas tecnologias – Não pense em bani-las, porque você não as entende, ou porque violam antigas regras.
4. Criar equipes que vão além do que é atual e entender o que as novas tecnologias de hoje vão oferecer em 2017 – esqueça prever aplicações empresariais e atualizações do Windows – os usuários não se importam! Preveja e implemente novas tecnologias que proporcionem aos usuários as capacidades que querem e precisam.
5. Desenvolver e popularizar a sua visão da empresa e como ela irá funcionar em 2020 – mostrar como o CIO, em uma economia da informação, é inestimável e pode ajudar os usuários a fazer mais do que eles imaginavam por conta própria – mais rápido e melhor.
Já com relação ao ambiente corporativo, essa mudança de postura passa por saber promover uma imagem positiva, pessoal e da área que dirige. Mesmo reconhecendo a importância do marketing pessoal na evolução profissional, os gestores de TI geralmente têm dificuldades em praticar ações para desenvolver essa habilidade no seu dia a dia. Jacob Rosenbloom, CEO da plataforma de recrutamento Emprego Ligado, lista algumas dicas para ser visto e reconhecido.
1. Ter foco nos resultados
Toda empresa está em busca de funcionários que agreguem valor à corporação. Para isso, tenha em mente e de forma clara para qual objetivo você foi contratado e se esforce para entregar o resultado com qualidade. É preciso garantir valor para ser valorizado no universo empresarial.
2. Ser uma fonte de ideias
Após compreender a cultura organizacional e as necessidades da corporação, o funcionário precisa se engajar e fornecer sugestões de melhoria, a fim de demonstrar que está preocupado com os rumos da empresa. No entanto, é preciso primeiramente conquistar a confiança e saber o momento de começar a se expor. Do contrário, poderá gerar desconforto e arriscar o seu emprego.
3. Construir uma boa reputação
Uma boa imagem dentro da organização fará com que você seja sempre lembrado como uma pessoa de confiança. Portanto, esquive-se dos comportamentos tóxicos, como fazer fofoca, descuidar da aparência, fazer brincadeiras em excesso, chegar atrasado ou usar linguagem imprópria. Seja uma pessoa comprometida e ética. Dessa forma, criará uma reputação forte e marcante.
4. Investir em conhecimento
A qualificação é a principal ferramenta para alcançar novos patamares na carreira. Atualmente, existe uma enorme gama de cursos profissionalizantes, presenciais e via web, que são essenciais para quem pretende crescer dentro da empresa. E a tendência do mercado é buscar trabalhadores sempre alinhados com o que há de mais recente em suas respectivas áreas.
5. Encarar os problema de frente
Obviamente, todos estão trabalhando com objetivo de entregar o melhor resultado e acertar sempre. Mas, inevitavelmente, alguma hora um erro irá surgir. Neste momento, o importante não é encontrar o culpado, mas apresentar soluções. Se o erro foi cometido por você, apenas assuma e busque uma forma de reverter a situação.
6. Tornar-se a solução
Quando um desafio aparecer, encare-o como uma oportunidade. Hoje, as empresas buscam profissionais polivalentes, que sabem lidar com qualquer situação e agem como verdadeiros líderes. Independentemente de ser promovido ou não, busque ser o melhor para a corporação. Cedo ou tarde, a recompensa por seus esforços aparecerá.
A autopromoção, que representa uma das chaves do marketing pessoal, é natural para algumas pessoas, mas não para os gestores de TI. Eles precisam entender como comunicar suas habilidades e demonstrar que geram vantagem competitiva às empresas nas quais atuam.
Fonte: http://computerworld.com.br/onze-maneiras-de-se-destacar-no-ambiente-corporativo