Onze maneiras de se destacar no ambiente corporativo

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Além de serem mais ágeis e inovadores, profissionais de TI precisam aprender a construir a própria imagem na corporação.

Caso você não tenha notado, os departamentos de TI e o CIO estão se tornando irrelevantes para muitos na empresa. Os usuários não entendem por que a TI se move tão lentamente, custa muito e torna a vida de todos tão difícil. Querem agilidade e eficácia.

Ser relevante tem exigido dos CIOs, cada vez mais, a adoção de uma abordagem muito diferente daquela exigida por seus afazeres de 1975 a 2005. Tentar defender e estender o antigo modelo de trabalho é o caminho para a ruína, porque os usuários simplesmente se revoltam.

Do ponto de vista funcional, esse novo cenário exige do CIO a adição de valor. Na prática, segundo Adam Hartung, consultor especializado em inovação, isso significa:

1. Entender o que os usuários querem – o que eles realmente, realmente, realmente querem – que é muitas vezes muito além do que eles dizem que querem. Ajude-os a definir o que seria um bonito, fácil, poderoso, sucesso ultra competitivo, nos próximos 12 meses a partir de agora.

2. Ser um especialista em novas ferramentas (como smartphones, tablets, mídia social, serviços de localização) – os usuários nunca devem saber mais do que você. Ser bom em tecnologias antigas é irrelevante. Esperar por novas versões de tecnologias antigas é irrelevante.

3. Implementar novas tecnologias – Não pense em bani-las, porque você não as entende, ou porque violam antigas regras.

4. Criar equipes que vão além do que é atual e entender o que as novas tecnologias de hoje vão oferecer em 2017 – esqueça prever aplicações empresariais e atualizações do Windows – os usuários não se importam! Preveja e implemente novas tecnologias que proporcionem aos usuários as capacidades que querem e precisam.

5. Desenvolver e popularizar a sua visão da empresa e como ela irá funcionar em 2020 – mostrar como o CIO, em uma economia da informação, é inestimável e pode ajudar os usuários a fazer mais do que eles imaginavam por conta própria – mais rápido e melhor.

Já com relação ao ambiente corporativo, essa mudança de postura passa por saber promover uma imagem positiva, pessoal e da área que dirige. Mesmo reconhecendo a importância do marketing pessoal na evolução profissional, os gestores de TI geralmente têm dificuldades em praticar ações para desenvolver essa habilidade no seu dia a dia. Jacob Rosenbloom, CEO da plataforma de recrutamento Emprego Ligado, lista algumas dicas para ser visto e reconhecido.

1. Ter foco nos resultados
Toda empresa está em busca de funcionários que agreguem valor à corporação. Para isso, tenha em mente e de forma clara para qual objetivo você foi contratado e se esforce para entregar o resultado com qualidade. É preciso garantir valor para ser valorizado no universo empresarial.

2. Ser uma fonte de ideias
Após compreender a cultura organizacional e as necessidades da corporação, o funcionário precisa se engajar e fornecer sugestões de melhoria, a fim de demonstrar que está preocupado com os rumos da empresa. No entanto, é preciso primeiramente conquistar a confiança e saber o momento de começar a se expor. Do contrário, poderá gerar desconforto e arriscar o seu emprego.

3. Construir uma boa reputação
Uma boa imagem dentro da organização fará com que você seja sempre lembrado como uma pessoa de confiança. Portanto, esquive-se dos comportamentos tóxicos, como fazer fofoca, descuidar da aparência, fazer brincadeiras em excesso, chegar atrasado ou usar linguagem imprópria. Seja uma pessoa comprometida e ética. Dessa forma, criará uma reputação forte e marcante.

4. Investir em conhecimento
A qualificação é a principal ferramenta para alcançar novos patamares na carreira. Atualmente, existe uma enorme gama de cursos profissionalizantes, presenciais e via web, que são essenciais para quem pretende crescer dentro da empresa. E a tendência do mercado é buscar trabalhadores sempre alinhados com o que há de mais recente em suas respectivas áreas.

5. Encarar os problema de frente
Obviamente, todos estão trabalhando com objetivo de entregar o melhor resultado e acertar sempre. Mas, inevitavelmente, alguma hora um erro irá surgir. Neste momento, o importante não é encontrar o culpado, mas apresentar soluções. Se o erro foi cometido por você, apenas assuma e busque uma forma de reverter a situação.

6. Tornar-se a solução
Quando um desafio aparecer, encare-o como uma oportunidade. Hoje, as empresas buscam profissionais polivalentes, que sabem lidar com qualquer situação e agem como verdadeiros líderes. Independentemente de ser promovido ou não, busque ser o melhor para a corporação. Cedo ou tarde, a recompensa por seus esforços aparecerá.

A autopromoção, que representa uma das chaves do marketing pessoal, é natural para algumas pessoas, mas não para os gestores de TI. Eles precisam entender como comunicar suas habilidades e demonstrar que geram vantagem competitiva às empresas nas quais atuam.

Fonte: http://computerworld.com.br/onze-maneiras-de-se-destacar-no-ambiente-corporativo

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

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