Onde encontrar cursos para tornar-se arquiteto de cloud

image_pdfimage_print

Especialização em TI é passaporte importante para conquistar bons empregos em grandes companhias. Experiência e certificação formam uma dupla de sucesso na carreira. Com a demanda por talentos em cloud computing em alta, obter uma credencial no modelo faz com que o profissional conquiste posições de destaque no mercado.

No Brasil, diversas empresas e entidades incluíram nuvem na agenda de cursos. A HP é uma delas. Os treinamentos em cloud da HP ficam sob o guarda-chuva HP ExpertOne e são ministrados pela HP Education Services e empresas parceiras, como Cybertron, INDC e NSL. Os materiais de estudo são fornecidos pela HP. Os preços variam de acordo com a empresa e o local do treinamento.

Por exemplo, o treinamento recomendado para conquistar o selo de administrador de cloud, a HP ATP, tem duração de três dias e acontecerá de 21 a 23 de janeiro de 2013, na unidade da HP em Alphaville (SP), por 4.162,50 reais. A Cybertron oferecerá o curso.

A HP ATP, segundo explica Antonio Couto, estrategista de cloud computing da HP no Brasil, valida a especialização em gerenciar uma nuvem privada voltada para serviços, incluindo desde a simplificação e a otimização da infraestrutura, até a entrega de serviços de aplicativos. Possibilita otimização da infraestrutura de maneira holística e monitoramento de aplicativos. Segundo ele, é indicada para pessoas que estão ingressando no mundo da TI.

Também é possível conquistar certificado como integrador de nuvem e arquiteto de nuvem. A HP ASE, para integrador de nuvem, certifica o profissional para instalar, configurar e otimizar a arquitetura de computação em nuvem do setor.

A HP ASE, que certifica arquitetos de nuvens, atesta a capacidade de especificar e arquitetar uma variedade de serviços de nuvem com base em uma infraestrutura convergente, incluindo ambientes de nuvens privadas, públicas e híbridas.

A NSL têm três turmas previstas para 2013, em março, junho e novembro, que ocorrerão de forma presencial em San Jose, Chicago ou Atlanta, nos Estados Unidos, e estão abertas para acesso virtual a partir de todo o mundo. O custo desse treinamento é 2.250 dólares.

A Cybertron e o INDC contam com outros treinamentos recomendados para quem não tem o conhecimento básico para a solução em nuvem, como blades, storage e networking, a partir de 784,75 reais.

As certificações de carreira HP ExpertOne voltadas para cloud (HP ATP – Cloud Administrator, HP ASE – Cloud Integrator e HP ASE – Cloud Architect) podem ser obtidas por meio de exames presenciais na Pearson VUE, que custam 75 dólares.

A Fiap, em São Paulo, oferece o MBA Arquitetura de Redes e Cloud Computing, com início da próxima turma previsto para março de 2013. Serão discutidas estratégias de implementação, compreensão da arquitetura de hardware e software envolvidos, com especial ênfase nos aspectos de segurança da informação e seus impactos à estratégia de negócio. As inscrições podem ser feitas no site da Fiap.

O arquiteto de cloud também precisa entender as questões legais em torno do modelo. A Patricia Peck Pinheiro Treinamentos, da advogada especializada em direito digital Patricia Peck, realizará em 27 de fevereiro de 2013, o curso Contratos de TI e Cloud Computing. O treinamento acontece na Universidade Gama Filho, em São Paulo, e o investimento é de 490 reais.

A TargetTrust, empresa de Porto Alegre especializada em treinamentos, terá duas turmas no início de 2013 focadas em cloud. As aulas apresentam os conceitos e a evolução de cloud computing, arquitetura, benefícios, limitações, acesso por meio de dispositivos fixos e móveis, análise de risco, gestão de identidade, criação de nuvem privada, principais protocolos utilizados, auditoria de ambiente e de fornecedores, gestão de contratos.

De acordo com a empresa, as aulas abrangem todos os tópicos estudados nas certificações sobre cloud computing oferecidas pela Exin, CompTIA e CSA. As próximas aulas acontecem de 14 de janeiro a 17 de janeiro e de 6 de fereveiro a 13 de fevereiro.

Fonte: Computer World

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!