Onde encontrar cursos para tornar-se arquiteto de cloud

Especialização em TI é passaporte importante para conquistar bons empregos em grandes companhias. Experiência e certificação formam uma dupla de sucesso na carreira. Com a demanda por talentos em cloud computing em alta, obter uma credencial no modelo faz com que o profissional conquiste posições de destaque no mercado.

No Brasil, diversas empresas e entidades incluíram nuvem na agenda de cursos. A HP é uma delas. Os treinamentos em cloud da HP ficam sob o guarda-chuva HP ExpertOne e são ministrados pela HP Education Services e empresas parceiras, como Cybertron, INDC e NSL. Os materiais de estudo são fornecidos pela HP. Os preços variam de acordo com a empresa e o local do treinamento.

Por exemplo, o treinamento recomendado para conquistar o selo de administrador de cloud, a HP ATP, tem duração de três dias e acontecerá de 21 a 23 de janeiro de 2013, na unidade da HP em Alphaville (SP), por 4.162,50 reais. A Cybertron oferecerá o curso.

A HP ATP, segundo explica Antonio Couto, estrategista de cloud computing da HP no Brasil, valida a especialização em gerenciar uma nuvem privada voltada para serviços, incluindo desde a simplificação e a otimização da infraestrutura, até a entrega de serviços de aplicativos. Possibilita otimização da infraestrutura de maneira holística e monitoramento de aplicativos. Segundo ele, é indicada para pessoas que estão ingressando no mundo da TI.

Também é possível conquistar certificado como integrador de nuvem e arquiteto de nuvem. A HP ASE, para integrador de nuvem, certifica o profissional para instalar, configurar e otimizar a arquitetura de computação em nuvem do setor.

A HP ASE, que certifica arquitetos de nuvens, atesta a capacidade de especificar e arquitetar uma variedade de serviços de nuvem com base em uma infraestrutura convergente, incluindo ambientes de nuvens privadas, públicas e híbridas.

A NSL têm três turmas previstas para 2013, em março, junho e novembro, que ocorrerão de forma presencial em San Jose, Chicago ou Atlanta, nos Estados Unidos, e estão abertas para acesso virtual a partir de todo o mundo. O custo desse treinamento é 2.250 dólares.

A Cybertron e o INDC contam com outros treinamentos recomendados para quem não tem o conhecimento básico para a solução em nuvem, como blades, storage e networking, a partir de 784,75 reais.

As certificações de carreira HP ExpertOne voltadas para cloud (HP ATP – Cloud Administrator, HP ASE – Cloud Integrator e HP ASE – Cloud Architect) podem ser obtidas por meio de exames presenciais na Pearson VUE, que custam 75 dólares.

A Fiap, em São Paulo, oferece o MBA Arquitetura de Redes e Cloud Computing, com início da próxima turma previsto para março de 2013. Serão discutidas estratégias de implementação, compreensão da arquitetura de hardware e software envolvidos, com especial ênfase nos aspectos de segurança da informação e seus impactos à estratégia de negócio. As inscrições podem ser feitas no site da Fiap.

O arquiteto de cloud também precisa entender as questões legais em torno do modelo. A Patricia Peck Pinheiro Treinamentos, da advogada especializada em direito digital Patricia Peck, realizará em 27 de fevereiro de 2013, o curso Contratos de TI e Cloud Computing. O treinamento acontece na Universidade Gama Filho, em São Paulo, e o investimento é de 490 reais.

A TargetTrust, empresa de Porto Alegre especializada em treinamentos, terá duas turmas no início de 2013 focadas em cloud. As aulas apresentam os conceitos e a evolução de cloud computing, arquitetura, benefícios, limitações, acesso por meio de dispositivos fixos e móveis, análise de risco, gestão de identidade, criação de nuvem privada, principais protocolos utilizados, auditoria de ambiente e de fornecedores, gestão de contratos.

De acordo com a empresa, as aulas abrangem todos os tópicos estudados nas certificações sobre cloud computing oferecidas pela Exin, CompTIA e CSA. As próximas aulas acontecem de 14 de janeiro a 17 de janeiro e de 6 de fereveiro a 13 de fevereiro.

Fonte: Computer World

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Certificações que possuo: CompTIA Security+, EXIN EHF, MCSO, MCRM, ITIL v3. Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!