O que seus e-mails profissionais podem revelar sobre você

image_pdfimage_print

São Paulo – A maneira como você cruza os braços, sorri ou controla o movimento dos seus olhos pode dar pistas sobre o que você está pensando naquele momento, segundo defendem os especialistas da área de linguagem corporal.

Quando um computador ou smartphone está no meio da comunicação, a história é outra. Mas, segundo especialistas, mesmo com palavras escritas é possível revelar algumas características da sua personalidade e perfil profissional.

No entanto, só é possível identificar estas características se a pessoa em questão adota o mesmo estilo na maioria dos e-mails enviados, de acordo com os especialistas. 

Extensos cumprimentos

Quem tende a começar e-mails com cumprimentos que vão além do bom dia, boa tarde, boa noite ou olá tende a passar a impressão de ser uma pessoa amigável. O problema é que, exatamente por se importar demasiadamente com quem receberá este e-mail, pessoas com este perfil tendem a redigir mensagens longas e pouco objetivas, de acordo com Sandra Oliveira, da Dale Carnegie.

Lista de perguntas

Um e-mail repleto de perguntas (que exploram, por vezes, detalhes minuciosos de um assunto) pode sinalizar que a pessoa que o redigiu tem um perfil mais analítico, diz Sandra. Pessoas com este perfil, segundo a especialista, tendem a ser mais objetivas na hora de redigir. “Mas sempre querem entender o porquê das coisas”, afirma. Como resposta, recebem mensagens extensas.

E-mails telegráficos

Mensagens de uma, duas linhas, no máximo. Às vezes, escritas apenas no campo de título do e-mail. Quem, rotineiramente, redige e-mails assim, segundo Sandra, tende a ser um profissional mais voltado para resultados. “Ele não quer se dar ao trabalho de digitar e-mails”, afirma.

Palavras incompletas

O hábito de “comer letras” enquanto escreve pode indicar ansiedade, diz Sandra. “A pessoa escreve tão rápido que não tem tempo de revisar antes de enviar”, afirma a especialista. “Vive correndo porque é ansioso”.

Erros graves de português 

Os motivos para deslizes de português podem ser muitos, mas o resultado é sempre o mesmo: um questionamento da boa reputação profissional. Erros acontecem é claro. O problema, segundo os especialistas, é a recorrência contínua do deslize.

Pequeno manual de conduta

Independente de seu estilo, a dica dos especialistas consultados é adequar a elaboração do seu e-mail à cultura corrente na sua empresa e/ou área de atuação.

“Não corra o risco de ficar no limbo da interpretação do outro”, afirma Cristiano Nabuco de Abreu , professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Por isso, dica básica para não ter problemas? Seja claro e objetivo na hora de redigir um e-mail no trabalho.

Fonte: Exame

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!