O que as empresas mais valorizam nos profissionais de TI?

image_pdfimage_print

O mercado de trabalho para profissionais de TI esteve bastante movimentado em 2012, resultado do aquecimento do setor no País e agora é o momento de fazer balanço e repensar sua carreira para 2013. Você confere aqui o que as companhias estão exigindo na hora de contratar novos talentos.

Novas tecnologias como Big Data, mobilidade e as linguagens Java, .Net e mainframe obrigaram as companhias capacitar seus talentos para atender a demanda do setor. Agora é o momento certo de você repensar sua carreira para 2013.

A carência por mão de obra qualificada fez com que o governo lançasse programas para formar novos talentos e melhor a capacitação no País. O setor privado também lançou iniciativas para treinar especialistas e contratou pessoal para reforçar o seu quadro.

Foram iniciativas que contribuíram para o aprimoramento dos talentos brasileiros e também para reduzir o déficit da mão de obra especializada, que segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), deverá chegar a a 115 mil profissionais em 2012, ante 92 mil no ano passado.

Esses temas e mais a necessidade de talentos com visão de negócios foram  assunto constante da Computerworld ao longo desse ano. Veja a seguir as 15 reportagens de carreira mais lidas em 2012:


1 – Profissionais de TI estão mais valorizados no Brasil
Consultorias revelam que a falta de talentos qualificados inflacionou salários com taxas de aumento de até 20%.

2 – Como atrair e reter talentos de TI
Consultores dão quatro dicas que devem ser levadas em consideração pelos departamentos de RH para aumentar a satisfação dos profissionais da área.

3 – Onde estão os profissionais de mainframe?
Especialistas acreditam que a plataforma alta não vai desaparecer, mas a falta de mão de obra na tecnologia é preocupante.

4 – Falta de pessoal qualificado em TI desafia companhias
Oito em cada dez líderes de TI relatam que a falta de competências dentro de seus departamentos afeta pelo menos uma área de negócios.

5 – Quer ingressar em Harvard ou MIT sem sair do Brasil?
Instituições criaram uma plataforma de e-learning para ministrar cursos gratuitamente para estudantes de qualquer lugar do mundo.

6 – CIOs sofrem com a falta de talentos em TI no Brasil
Maior desafio dos gestores é encontrar profissionais qualificados com conhecimento de negócios para entregar soluções de acordo com as exigências da companhia.

7 – Carreira: 4 dicas para se tornar especialista em segurança
Há muitas oportunidades de emprego para profissionais capacitados nessa área e vão se dar bem os credenciados em certificações conhecidas e com domínio das técnicas de defesa de TI.

8 – Cientista de dados: profissão do futuro?
Mais do que conhecimento em estatística, matemática e TI, profissional reúne a habilidade de encontrar uma agulha no palheiro.

9 – Carreira: analista de negócios em TI está em alta nas empresas
Esse tem sido considerado pelo mercado o emprego mais quente em tecnologia da informação atualmente. Veja dicas para seguir essa carreira.

10 – Saiba quais são as top 10 habilidades de TI para 2013
Estudo realizado pela COMPUTERWORLD sobre as previsões para o próximo ano com mais de 300 executivos nos EUA revela quais características vão buscar para contratações.

11- Brasil precisa formar profissionais para Big Data, diz Gartner
Área vai gerar 4,4 milhões de vagas em todo o mundo até 2015, sendo que 500 mil oportunidades serão geradas no País, prevê a consultoria.

12 – Brasil Mais TI oferece 12 cursos grátis para formar 10 mil talentos 
Projeto da Brasscom com governo federal ministra cursos de capacitação online para iniciantes e de programação Java, Cobol e .Net para profissionais.

13 – Quais são as carreiras em TI que estarão em alta em 2013?
Especialistas em negócios e experiência do usuário, desenvolvedores, administradores de cloud e design de jogos estão na lista dos profissionais mais requisitados.

14 – Carreira em TI: quer ser contratado ainda neste mês? Veja 4 dicas
Ainda dá tempo de encontrar uma oportunidade de emprego. Fortaleça o contato com colegas e boa sorte.

15 – Carreira: empresas buscam mais de mil profissionais de TI em dezembro
Mercado de trabalho está aquecido. Mesmo nessa época do ano, companhias estão à caça de bons talentos.

O que as empresas mais valorizam nos profissionais de TI? – Gestão – CIO.

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!