O que as empresas mais valorizam nos profissionais de TI?

image_pdfimage_print

O mercado de trabalho para profissionais de TI esteve bastante movimentado em 2012, resultado do aquecimento do setor no País e agora é o momento de fazer balanço e repensar sua carreira para 2013. Você confere aqui o que as companhias estão exigindo na hora de contratar novos talentos.

Novas tecnologias como Big Data, mobilidade e as linguagens Java, .Net e mainframe obrigaram as companhias capacitar seus talentos para atender a demanda do setor. Agora é o momento certo de você repensar sua carreira para 2013.

A carência por mão de obra qualificada fez com que o governo lançasse programas para formar novos talentos e melhor a capacitação no País. O setor privado também lançou iniciativas para treinar especialistas e contratou pessoal para reforçar o seu quadro.

Foram iniciativas que contribuíram para o aprimoramento dos talentos brasileiros e também para reduzir o déficit da mão de obra especializada, que segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), deverá chegar a a 115 mil profissionais em 2012, ante 92 mil no ano passado.

Esses temas e mais a necessidade de talentos com visão de negócios foram  assunto constante da Computerworld ao longo desse ano. Veja a seguir as 15 reportagens de carreira mais lidas em 2012:


1 – Profissionais de TI estão mais valorizados no Brasil
Consultorias revelam que a falta de talentos qualificados inflacionou salários com taxas de aumento de até 20%.

2 – Como atrair e reter talentos de TI
Consultores dão quatro dicas que devem ser levadas em consideração pelos departamentos de RH para aumentar a satisfação dos profissionais da área.

3 – Onde estão os profissionais de mainframe?
Especialistas acreditam que a plataforma alta não vai desaparecer, mas a falta de mão de obra na tecnologia é preocupante.

4 – Falta de pessoal qualificado em TI desafia companhias
Oito em cada dez líderes de TI relatam que a falta de competências dentro de seus departamentos afeta pelo menos uma área de negócios.

5 – Quer ingressar em Harvard ou MIT sem sair do Brasil?
Instituições criaram uma plataforma de e-learning para ministrar cursos gratuitamente para estudantes de qualquer lugar do mundo.

6 – CIOs sofrem com a falta de talentos em TI no Brasil
Maior desafio dos gestores é encontrar profissionais qualificados com conhecimento de negócios para entregar soluções de acordo com as exigências da companhia.

7 – Carreira: 4 dicas para se tornar especialista em segurança
Há muitas oportunidades de emprego para profissionais capacitados nessa área e vão se dar bem os credenciados em certificações conhecidas e com domínio das técnicas de defesa de TI.

8 – Cientista de dados: profissão do futuro?
Mais do que conhecimento em estatística, matemática e TI, profissional reúne a habilidade de encontrar uma agulha no palheiro.

9 – Carreira: analista de negócios em TI está em alta nas empresas
Esse tem sido considerado pelo mercado o emprego mais quente em tecnologia da informação atualmente. Veja dicas para seguir essa carreira.

10 – Saiba quais são as top 10 habilidades de TI para 2013
Estudo realizado pela COMPUTERWORLD sobre as previsões para o próximo ano com mais de 300 executivos nos EUA revela quais características vão buscar para contratações.

11- Brasil precisa formar profissionais para Big Data, diz Gartner
Área vai gerar 4,4 milhões de vagas em todo o mundo até 2015, sendo que 500 mil oportunidades serão geradas no País, prevê a consultoria.

12 – Brasil Mais TI oferece 12 cursos grátis para formar 10 mil talentos 
Projeto da Brasscom com governo federal ministra cursos de capacitação online para iniciantes e de programação Java, Cobol e .Net para profissionais.

13 – Quais são as carreiras em TI que estarão em alta em 2013?
Especialistas em negócios e experiência do usuário, desenvolvedores, administradores de cloud e design de jogos estão na lista dos profissionais mais requisitados.

14 – Carreira em TI: quer ser contratado ainda neste mês? Veja 4 dicas
Ainda dá tempo de encontrar uma oportunidade de emprego. Fortaleça o contato com colegas e boa sorte.

15 – Carreira: empresas buscam mais de mil profissionais de TI em dezembro
Mercado de trabalho está aquecido. Mesmo nessa época do ano, companhias estão à caça de bons talentos.

O que as empresas mais valorizam nos profissionais de TI? – Gestão – CIO.

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Certificações que possuo: CompTIA Security+, EXIN EHF, MCSO, MCRM, ITIL v3. Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!