Morte de Chorão vira tema de novo vírus para Facebook

image_pdfimage_print

A morte do vocalista da banda Charlie Brown Jr., Chorão, não teve apenas homenagens sinceras de fãs nas redes sociais. Assim como em outras tragédias, ou apenas para soltar informações falsas, pessoas mal intencionadas já estão se aproveitando do incidente para espalhar um novo vírus.

O alvo agora são perfis no Facebook – e a arma usada é uma postagem que mostraria um suposto vídeo gravado pelo cantor pouco antes de sua morte que aumentaria as possibilidades de suicídio. Claro que tudo não passa de mentira, e clicar na publicação traz problemas para o dono da conta.

Trata-se de um caso clássico de phishing. Ao clicar no link falso, você é direcionado a uma página idêntica à original do Facebook – que, assim como nos demais golpes, tenta levar você a instalar uma extensão no navegador que vai infectar o PC ou, no pior dos casos, inserir novamente login e senha e entregar seus dados pessoais aos criminosos virtuais.

Morte de Chorão vira tema de novo vírus para Facebook.

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!