Mídias sociais fomentam negócios, aponta levantamento

Estudo da Amcham mostra ainda que 65% companhias pretendem ampliar investimentos em redes sociais em 2012.

Embora as redes sociais ainda sejam um bicho de sete cabeça para muitas empresas, outras já estão ingressando nesse mundo. Pesquisa realizada pela Amcham com 72 executivos de marketing de companhias associadas da entidade aponta que 96% reconhecem redes sociais como canal fomentador de negócios. Diante desse cenário, 65% planejam aumentar ações e investimentos nessas ferramentas em 2012.

Dos entrevistados, 78% afirmaram já contar com perfis oficiais corporativos em pelo menos uma rede social e 14% planejam entrar nas redes num futuro próximo.

Por outro lado, 47% dos executivos disseram que as mídias sociais respondem por menos de 5% dos orçamentos de marketing. Um grupo de 21% investe até 10% e 13% dedica até 20% da verba. Somente 3% afirmaram que esse tipo de investimento chega a 40% do total gasto em marketing.

Para 2012, entre os objetivos principais de manter um perfil corporativo nas redes sociais estão relacionamento com o cliente (74%); reforço de marca (63%); promoção e divulgação de produtos ou serviços (53%); monitoramento de marca (46%); e e-commerce (18%).

De acordo com a pesquisa, o Facebook deve concentrar a maioria das campanhas de marketing, apontada por 76%, em seguida estão Twitter (56%), Google+ (32%), Foursquare (10%) e Orkut (8%).

Fonte: Computer World

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL).
Certificações que possuo: CompTIA Security+, EXIN EHF, MCSO, MCRM, ITIL v3.
Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!