Microsoft inicia contagem regressiva para fim do Windows XP

Sistema operacional deixará de ser suportado em 2014, quando completar 12 anos de vida. “Se você não começou a migrar, está atrasado”, diz gigante.

A Microsoft iniciou a contagem regressiva para o fim do Windows XP, o sistema operacional com a vida mais longa na história da empresa.

Tanto o SO quanto a suíte Office 2003 não serão mais suportados daqui a dois anos, em 8/04 de 2014, segundo Stella Chernyak, diretora de marketing da gigante. Mesmo as atualizações de segurança deixarão de ser desenvolvidas para os softwares.

“O Windows XP e o Office 2003 foram grandes lançamentos em seu tempo, mas desde então a tecnologia avançou”, afirmou, via blog oficial.

Quando descontinuado, o sistema da Microsoft terá sobrevivido a 12 anos e 5 meses, ou dois anos e meio a mais do o Windows NT, detentor do antigo recorde.

Essa não é a primeira vez que a companhia de Redmond sugere a seus usuários que abandonem a antiga versão e adotem uma nova. Em junho do ano passado, ela foi categórica em afirmar que havia chegado a hora de “seguir em frente” e, alguns meses antes, a equipe do Internet Explorer disse a mesma coisa para explicar por que o recente modelo do navegador não seria compatível com o XP.

Participação em queda

Nos últimos 12 meses o Windows XP perdeu quase dez pontos percentuais de participação no mercado, segundo o instituto Net Applications. Se o declínio seguir o mesmo ritmo, o que é improvável, ele estará ainda em 17,1% dos computadores quando for descontinuado.

“Em nossa última pesquisa, em outubro de 2011, os entrevistados disseram que 96% de seus PCs terão migrado do XP quando o suporte chegar ao fim”, afirmou Michael Silver, do instituto Gartner. “No entanto, 16,5% das organizações estimaram que mais de 5% de seus usuários ainda estarão utilizando-o.”

Leia mais: Por quê você ainda usa o Windows XP?

Não chega a ser uma surpresa o conselho da Microsoft para que as empresas e usuários adotem logo o Windows 7 em vez de esperar pelo Windows 8, que deve chegar em outubro. Segue a lógica de que “melhor um pássaro na mão do que dois voando”.

“Não recomendados esperar”, disse Chernyak. “Não só é importante para as companhias completarem a migração antes do fim do suporte, como a atualização para Windows 7 e Office 2010 as ajudarão a melhorar seu desempenho enquanto preparam a estrutura para os modelos futuros.”

No site oficial a gigante também é contundente. “Se sua organização ainda não começou a migração para um PC moderno, ela está atrasada”, diz, lembrando que o processo precisa de 18 a 32 meses para ser completado.

(Gregg Keizer)

Fonte: IDG Now!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *