ISACA Lança COBIT 5 for Information Security

image_pdfimage_print

A ISACA lançou o COBIT 5 for Information Security, que se baseia no framework COBIT 5 para dar uma orientação prática a todos os interessados em segurança, em todos os níveis de uma empresa. COBIT 5 representa uma estrutura de negócios somente para a governança e gestão de TI corporativa. No ano passado, pelo menos uma em cada quatro (22%) empresas, sofreu alguma investida maliciosa relacionada a segurança, e 21% têm enfrentado problemas de segurança com relação à dispositivos móveis, de acordo com uma pesquisa global envolvendo mais de 3.700 profissionais de TI que são membros do ISACA. 

Nos próximos 12 meses, vazamentos de dados e questões relacionadas com os empregados das organizações, estão no topo da lista de questões emergenciais de TI, o que passa a desafiar ainda mais a segurança de rede de uma organização. As ameaças foram classificados na seguinte ordem:

  • Vazamento de dados (perda ou quebra) – 17%
  • Erros involuntários de funcionários – 16%
  • Incidentes relacionados aos dispositivos pessoais dos funcionários (BYOD): 13%
  • Cloud computing – 11%
  • Ataques cibernéticos – 7%
  • Investidas Externas de Cracking – 5%
  • Empregado descontente – 5%
Fonte: Under-Linux

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!