ISACA Lança COBIT 5 for Information Security

A ISACA lançou o COBIT 5 for Information Security, que se baseia no framework COBIT 5 para dar uma orientação prática a todos os interessados em segurança, em todos os níveis de uma empresa. COBIT 5 representa uma estrutura de negócios somente para a governança e gestão de TI corporativa. No ano passado, pelo menos uma em cada quatro (22%) empresas, sofreu alguma investida maliciosa relacionada a segurança, e 21% têm enfrentado problemas de segurança com relação à dispositivos móveis, de acordo com uma pesquisa global envolvendo mais de 3.700 profissionais de TI que são membros do ISACA. 

Nos próximos 12 meses, vazamentos de dados e questões relacionadas com os empregados das organizações, estão no topo da lista de questões emergenciais de TI, o que passa a desafiar ainda mais a segurança de rede de uma organização. As ameaças foram classificados na seguinte ordem:

  • Vazamento de dados (perda ou quebra) – 17%
  • Erros involuntários de funcionários – 16%
  • Incidentes relacionados aos dispositivos pessoais dos funcionários (BYOD): 13%
  • Cloud computing – 11%
  • Ataques cibernéticos – 7%
  • Investidas Externas de Cracking – 5%
  • Empregado descontente – 5%
Fonte: Under-Linux

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Certificações que possuo: CompTIA Security+, EXIN EHF, MCSO, MCRM, ITIL v3. Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!