Introdução ao AJAX – Objeto XMLHttpRequest

image_pdfimage_print

Vamos começar de uma forma direta, utilizando os meus conceitos.

O que é o AJAX?

A definição exata é Asynchronous JavaScript and XML. Não é nenhuma linguagem de programação nova ou metodologia, mas sim um conjunto de técnicas que estão disponíveis desde 2000.

O AJAX utiliza o objeto XMLHttpRequest, o que permite fazer o envio de dados e receber uma resposta de um servidor sem a necessidade de recarregar toda a página web. Dái que vem o termo Asynchronous (assíncrono) da definição, porque pode-se carregar dados não necessariamente ao mesmo tempo que a página é carregada, ou seja, não precisa de sincronia do carregamento dos dados da página web.

Objeto XMLHttpRequest

Este objeto permite o envio de dados através do GET ou POST no servidor (ex.: envio de um formulário) e obtenha uma resposta (ou chamado também de retorno) como argumento para outras funções de Javascript.

O objeto foi criado pela Microsoft para ser utilizado no IE4, onde se utiliza o recurso ActiveX. Existem 2 versões do Activex para as versões do Internet Explorer:

  • Microsoft.XMLHTTP
  • Msxml2.XMLHTTP

Os outros navegadores, também o implementaram utilizando a linguagem JAVA, que fundiu-se a partir das versões do navegadores abaixo:

  • Firefox 1.0
  • Netscape 7
  • Safari 1.2
  • Opera7.6

Vamos ao código de como criar o Objeto XMLHttpRequest:

var navegador = navigator.userAgent.toLowerCase(); //Cria e atribui à variável global 'navegador' (em caracteres minúsculos) o nome e a versão do navegador

//Função que inicia o objeto XMLHttpRequest
function objetoXML(){
  if (navegador.indexOf('msie') != -1) { //Internet Explorer
    var controle = (navegador.indexOf('msie 5') != -1) ? 'Microsoft.XMLHTTP' : 'Msxml2.XMLHTTP'; //Operador ternário que adiciona o objeto padrão do seu navegador (caso for o IE) à variável 'controle'
    try{
      return xmlhttp = new ActiveXObject(controle); //Inicia o objeto no IE
    }catch(e){}
  }else{ //Firefox, Safari, Outros..
    return xmlhttp = new XMLHttpRequest(); //Inicia o objeto no Firefox, Safari, Mozilla
  }
}

Deixei o código comentado para um fácil entendimento.

Ótimo, agora temos nosso objeto. E agora?

Agora esse assunto fica para o próximo post, onde falarei sobre algumas funções básicas para trabalhar com ele.

Espero que tenham entendido um pouco sobre o conceito de AJAX e de como criar o objeto para começar a trabalhar com AJAX.

return xmlhttp =

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

One Response to “Introdução ao AJAX – Objeto XMLHttpRequest”

  1. […] Irei demonstrar alguns métodos básicos para se trabalhar com o objeto XMLHttpRequest, que já demonstrei no post “Introdução ao AJAX – Objeto XMLHttpRequest“. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!