Introdução ao AJAX – Objeto XMLHttpRequest

Vamos começar de uma forma direta, utilizando os meus conceitos.

O que é o AJAX?

A definição exata é Asynchronous JavaScript and XML. Não é nenhuma linguagem de programação nova ou metodologia, mas sim um conjunto de técnicas que estão disponíveis desde 2000.

O AJAX utiliza o objeto XMLHttpRequest, o que permite fazer o envio de dados e receber uma resposta de um servidor sem a necessidade de recarregar toda a página web. Dái que vem o termo Asynchronous (assíncrono) da definição, porque pode-se carregar dados não necessariamente ao mesmo tempo que a página é carregada, ou seja, não precisa de sincronia do carregamento dos dados da página web.

Objeto XMLHttpRequest

Este objeto permite o envio de dados através do GET ou POST no servidor (ex.: envio de um formulário) e obtenha uma resposta (ou chamado também de retorno) como argumento para outras funções de Javascript.

O objeto foi criado pela Microsoft para ser utilizado no IE4, onde se utiliza o recurso ActiveX. Existem 2 versões do Activex para as versões do Internet Explorer:

  • Microsoft.XMLHTTP
  • Msxml2.XMLHTTP

Os outros navegadores, também o implementaram utilizando a linguagem JAVA, que fundiu-se a partir das versões do navegadores abaixo:

  • Firefox 1.0
  • Netscape 7
  • Safari 1.2
  • Opera7.6

Vamos ao código de como criar o Objeto XMLHttpRequest:

var navegador = navigator.userAgent.toLowerCase(); //Cria e atribui à variável global 'navegador' (em caracteres minúsculos) o nome e a versão do navegador

//Função que inicia o objeto XMLHttpRequest
function objetoXML(){
  if (navegador.indexOf('msie') != -1) { //Internet Explorer
    var controle = (navegador.indexOf('msie 5') != -1) ? 'Microsoft.XMLHTTP' : 'Msxml2.XMLHTTP'; //Operador ternário que adiciona o objeto padrão do seu navegador (caso for o IE) à variável 'controle'
    try{
      return xmlhttp = new ActiveXObject(controle); //Inicia o objeto no IE
    }catch(e){}
  }else{ //Firefox, Safari, Outros..
    return xmlhttp = new XMLHttpRequest(); //Inicia o objeto no Firefox, Safari, Mozilla
  }
}

Deixei o código comentado para um fácil entendimento.

Ótimo, agora temos nosso objeto. E agora?

Agora esse assunto fica para o próximo post, onde falarei sobre algumas funções básicas para trabalhar com ele.

Espero que tenham entendido um pouco sobre o conceito de AJAX e de como criar o objeto para começar a trabalhar com AJAX.

return xmlhttp =

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Certificações que possuo: CompTIA Security+, EXIN EHF, MCSO, MCRM, ITIL v3. Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense.

One Response to “Introdução ao AJAX – Objeto XMLHttpRequest”

  1. […] Irei demonstrar alguns métodos básicos para se trabalhar com o objeto XMLHttpRequest, que já demonstrei no post “Introdução ao AJAX – Objeto XMLHttpRequest“. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!