Intranet – Conceito e Objetivos

image_pdfimage_print

Claro que para muitos o conceito de intranet  já está bem claro e outros tantos trabalham com isso mas, para aqueles que ainda não conhecem bem sobre o assunto, vale a pena uma breve leitura sobre o que é a tal intranet. Bom, imagine um portal de notícias super recheado de assuntos diversos,promoções  e tudo o mais. Bem interessante não é? aliás, a maioria das pessoas acessam esses mega portais pelo menos umas duas vezes ao dia para ler notícias e se manter informado. Pois bem, a intranet funciona mais ou menos como um desses mega portais só que com conteúdo corporativo.

Numa empresa existem departamentos e, nas rotinas desses departamentos, existem documentos, circulares, formulários e lógico, milhares de e-mails notificando um e outro sobre uma mudança aqui, uma novidade ali e etc. A idéia da intranet é justamente centralizar os procedimentos, circulares, notícias, formulários e informações comuns para os funcionários em um só local: o portal

Ok. Não vou esquecer de falar sobre a infra-estrutura.
A intranet roda em um servidor local da empresa que tenha o serviço de web ativado (tanto faz, linux, windows, depende da infra de rede que a empresa possui e qual linguagem o desenvolvedor web vai usar). Se na empresa todos os usuários tiverem acesso à internet, uma excelente opção (fica um pouquinho mais lento) é montar uma extranet. O Conceito é o mesmo da intranet (neste caso) mas, claro que é exigido autenticação do usuário.
Quero falar mais sobre isso… só quem em outro artigo. Voltemos à intranet.

Em suma, a intranet é semelhante a um site da Web e usa protocolos da Internet, mas é uma rede interna exclusiva de uma empresa.

Objetivo

O principal objetivo de uma intranet é, como já dito, centralizar documentos, formulários, notícias da empresa e etc.
O que se ganha com isso? o funcionário passa a ter um canal onde pode obter informações gerais sobre praticamente tudo o que precisa.

Por exemplo: Na área de Recursos Humanos, existe um botão com link para Plano de Saúde; nesta seção estão todas as informações sobre o plano oferecido, quanto a mais o funcionário paga para adicionar um dependente ou para mudar a categoria de enfermaria para apartamento, link para o site do convênio e lógico, um formulário on line para elogio e as tradicionais reclamações onde o conteúdo cai direto no mailbox do responsável por este benefício da empresa.

Deu pra imaginar quanto tempo o funcionário economiza nessa? ele deixou de ligar para o RH, descobrir quem cuida de plano de saúde e ainda pôde fazer sua reclamação (ou elogio) por e-mail.

Então, para concluir, o objetivo de se implantar uma intranet é criar um canal de comunicação direto entre a empresa e seus departamentos e os funcionários buscando redução de custos (estamos falando em tempo, impressão de documentos e ligações telefônicas) e maior velocidade na divulgação e distribuição das informações.

Visual!

Esta é uma imagem capturada do projeto no qual estou trabalhando atualmente. Para preservar os direitos da empresa, o nome e referências sobre a mesma foram “discretamente” ocultados.

Após ler tudo isso você deve estar se perguntando: Eu não tenho nem 1000 funcionários, vale a pena ter um recurso de Intranet? A resposta é simples e direta. Sim, vale a pena, Abaixo algumas vantagens, acompanhe:

1) A comunicação fica menos conturbada com menos pessoas envolvidas:

Imagine que em um local de trabalho a comunicação é aberta, não digo que não tenha o seu lado positivo, mas no geral, sempre acaba gerando algum problema. Assim, levando em consideração o uso somente da Intranet as pessoas não terão como manter comunicação com outros setores para debater assuntos desnecessários para a empresa.

2) Economia de tempo:

Com o uso da intranet em uma determinada empresa, as informações chegam de forma mais direta, assim, os funcionários não precisarão percorrer vários caminhos até chegar até ela.

3) União:

Por se tratar de uma rede corporativa, os funcionários não perdem tempo abrindo e visualizando e-mails quando é necessário trocas de informações ou avisos.

4) Pode seguir vários formatos:

A intranet não precisa ter um formato convencional, sem graça e rotineiro. Em alguns casos, pode ser desenvolvida em formato de  um blog bastante criativo, atualizando a equipe sobre novas rotinas,  ações de RH, lançamentos de novos produtos e serviços, cursos, calendário de eventos ou qualquer outro assunto que seja relevante a empresa e seus funcionários.

5) Fácil utilização:

Mesmo com a grande quantidade de recursos, é muito fácil usar a intranet. Ela funciona como qualquer website, dentro do browser e, por isso, a navegação é muito simples e direta.

Autora: Cibele Renesto – Oficina da Net

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!