Importância das cores

image_pdfimage_print

Enquanto se está criando o design de um site, as cores são muito bem observadas pelos web designers. Mas tenha em mente que você depende da empresa que te contrata, que sua empresa depende do site que está sendo criado, e que seu site depende de suas cores. Então, as cores devem ser uma das primeiras análises no desenvolvimento de um site. É difícil ler um texto no monitor de um computador, se comparado a um texto em uma folha de papel, sendo assim, você deve escolher as cores que trabalham melhor entre si. Através das cores, você pode fazer com que seu visitante sinta-se confortável, relaxado e dando credibilidade ao conteúdo do mesmo.

Alguns navegadores podem ver 256 cores, já outros só podem ver 216 cores. Se você quer que seu site seja visto exatamente como você montou o design, por questão de segurança, é bom utilizar a paleta das 216 cores, para utilizar somente as cores que realmente todos os navegadores conseguem enxergar.

A combinação de cores é um aspecto muito importante. Umas más combinações de cores pode estragar completamente seu site, por mais que ele tenha um desenho ótimo. Já pensou ler um texto de cor branca com fundo amarelo? Ou quem sabe um texto amarelo com fundo azul? Esse tipo de combinação não agrada a vista de ninguém. Por isso que o texto preto com o fundo branco é a melhor combinação de cores para leitura. Tudo isso deve-se ao alto contraste de cores. Qual é a intenção de um web designer? Lógico que fazer um site interativo e interatividade vem com as cores que você escolher para o site. As cores afetam nossos sentidos, percepções e nossas interações. Você pode não perceber, mas pesquisas provam isso, dizendo que as cores afetam nosso subconsciente.

O que as cores dizem?

Branco: O melhor plano de fundo para um site. Esta cor indica pureza, devoção, credibilidade…

Vermelho: É a cor com mais emoção e que poderá causar um aumento da transpiração. Simboliza energia, ação, paixão…

Laranja: Esta cor é uma cor quente para os olhos do homem. Laranja demonstra força, ambição, cordialidade, alegria…

Preto: Cor favorita dos web designer para exibição de textos, mas dizem que tem um efeito muito ruim se usado como plano de fundo. Demostra excitação, velocidade e atração.

Azul: Esta é a segunda cor mais popular entre os web designers. Está associado a estabilidade e profundidade. Ela representa sabedoria, confiança e fidelidade.

Verde: É a cor mais compatível com os olhos humanos e tem grande poder curativo. Ela mostra o crescimento, a harmonia e a fertilidade.

Amarelo: É a cor que aumenta a concentração. Demonstra alegria, sabedoria, felicidade…

Rosa: É uma cor discreta e simboliza a doçura, leveza e inocência.

Marrom: Marrom te dá uma sensação de mistura com o plano de fundo. Ela representa cortesia e riqueza.

Aqui vão umas dicas para uma boa escolha de cores:

  • Pense no seu público primário: Se você estiver fazendo um site de vendas de brinquedos, tente utilizar rosa e azul, isso será produtivo.
  • Tente não usar muitas cores em uma mesma página.
  • Use sempre o mesmo plano de fundo em todas as páginas: Evite que a sua página principal tenha, por exemplo, plano de fundo branco e a página de contato tenha plano de fundo amarelo.
  • Evite fazer grandes partes do seu site com cores muito claras, brilhantes.
  • Preste atenção na logomarca: Se a empresa que você estiver fazendo o site tiver uma logomarca, tente fazer com que as cores do site batam com a logomarca.
  • Matenha a consistência: Isso realmente funciona. Caso você não seja assim, seus visitantes poderão se irritar com a má combinação de cores.

Seja sábio e seguro na escolha das cores e você sentirá o sucesso do agrado aos seus clientes e visitantes.

Um grande abraço e espero que tenha gostado.

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Certificações que possuo: CompTIA Security+, EXIN EHF, MCSO, MCRM, ITIL v3. Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!