Hackers chineses iniciam guerra fria contra os EUA

image_pdfimage_print

Após ataque à base de dados de companhia chinesa, Intel e Google seriam as próximas prováveis vítimas. 

Google e a Intel poderiam ser os próximos alvos de um ataque de hackers chineses. Um ataque ao provedor de serviços iBahn deixou as autoridades norte-americanas em estado de alerta, segundo informações da Bloomberg News.

Apesar de ser um grupo chinês, o interesse no iBahn vai muito além de prejudicar a companhia. A empresa é a responsável por fornecer serviços de banda larga a diversos hotéis e centros de entretenimento da região, lugares onde são realizados diversos encontros de empresas multinacionais.

De acordo com um alto funcionário da inteligência dos EUA, um ataque a essa base de dados pode ter deixado expostos milhões de dados confidenciais, como emails com mensagens desde o desenvolvimento de novos produtos até negociações de fusão.

O interesse em uma companhia tão pequena como a iBahn ilustra o grau de periculosidade e ousadia da espionagem chinesa contra os Estados Unidos. Pelo menos 760 redes de empresas, universidades de pesquisa e agências governamentais foram atingidas na última década pelo grupo de elite de crackers chineses.

“Estão roubando tudo o que não é parafusado e a situação está ficando cada vez pior”, afirma Mike Rogers, republicano de Michigan que preside o Comitê Permanente de Inteligência. “A China tem feito da espionagem industrial parte integrante de sua política econômica, visando ultrapassar os EUA e se tornar a maior potência econômica do mundo”, concluiu um relatório norte-americano divulgado no mês passado.

Fonte: TecMundo

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!