Hacker prova que é possível controlar um avião usando apenas um app Android

image_pdfimage_print

Um hacker poderia controlar um avião remotamento usando um celular? Um palestrante no evento Hack In The Box, voltada para segurança e realizada em Amsterdã, na Holanda, provou que é possível controlar uma aeronave em pleno voo apenas usando um aplicativo para Android.

Chamado de PlaneSploit, este aplicativo foi apresentado por seu criador, Hugo Teso, que é consultor de segurança na Alemanha. Ele fez a demonstração durante a palestra e mostrou que com habilidades básicas de qualquer hacker é possível ter acesso ao avião e controlá-lo à distância.

Para isso, é preciso apenas de um radiotransmissor e um software de gerenciamento de voos. Segundo Teso, uma falha de segurança existente hoje nos protocolos usados pelas aeronaves para se comunicarem com o solo, possibilitou a criação do aplicativo.

Ele fez a demonstração na palestra mostrando comandos que poderiam derrubar a aeronave, mudar seu curso ou mesmo pisca várias luzes no painel apenas para confundir. Claro, as funcionalidades não foram mostradas na prática, mas sim, Teso mostrou que é possível invadir um sistema de voo.

Segundo ele, sua palestra serviu para alertar para as falhas de seguranças existentes hoje e que os protocolos precisam de mais atualização. É um tema sério, sobretudo quando envolve a vida de milhares de pessoas. O app não foi disponibilizado para download em sites, segundo Teso. [Via Metafilter,HuffPost e Exame]

Hacker prova que é possível controlar um avião usando apenas um app Android « Mundobit ?” O blog de Tecnologia do Portal NE10.

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!