Hacker prova que é possível controlar um avião usando apenas um app Android

Um hacker poderia controlar um avião remotamento usando um celular? Um palestrante no evento Hack In The Box, voltada para segurança e realizada em Amsterdã, na Holanda, provou que é possível controlar uma aeronave em pleno voo apenas usando um aplicativo para Android.

Chamado de PlaneSploit, este aplicativo foi apresentado por seu criador, Hugo Teso, que é consultor de segurança na Alemanha. Ele fez a demonstração durante a palestra e mostrou que com habilidades básicas de qualquer hacker é possível ter acesso ao avião e controlá-lo à distância.

Para isso, é preciso apenas de um radiotransmissor e um software de gerenciamento de voos. Segundo Teso, uma falha de segurança existente hoje nos protocolos usados pelas aeronaves para se comunicarem com o solo, possibilitou a criação do aplicativo.

Ele fez a demonstração na palestra mostrando comandos que poderiam derrubar a aeronave, mudar seu curso ou mesmo pisca várias luzes no painel apenas para confundir. Claro, as funcionalidades não foram mostradas na prática, mas sim, Teso mostrou que é possível invadir um sistema de voo.

Segundo ele, sua palestra serviu para alertar para as falhas de seguranças existentes hoje e que os protocolos precisam de mais atualização. É um tema sério, sobretudo quando envolve a vida de milhares de pessoas. O app não foi disponibilizado para download em sites, segundo Teso. [Via Metafilter,HuffPost e Exame]

Hacker prova que é possível controlar um avião usando apenas um app Android « Mundobit ?” O blog de Tecnologia do Portal NE10.

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Certificações que possuo: CompTIA Security+, EXIN EHF, MCSO, MCRM, ITIL v3. Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!