Google pode criar novo dispositivo de autenticação e ‘aposentar’ senhas

image_pdfimage_print

O Google começa a investir em novas formas de fazer login em seus serviços. A intenção é chegar ao ponto em que bastará o usuário tocar com um tipo de anel na tela do computador. As contas seriam acessadas do mesmo jeito que se usa uma chave para abrir um carro hoje em dia. De início, o Google está testando um pequeno cartão criptográfico YubiKey, que, conectado a um leitor USB, poderá logar automaticamente no Google.

As senhas são uma forma fácil e barata para as pessoas poderem acessar suas contas, mas devido ao aumento das violações de códigos de segurança, spams e golpes, o setor de segurança começou a buscar uma forma mais eficiente de proteger seus usuários.

Foi preciso fazer modificações no navegador do Google para que ele funcionasse com esse cartão, mas não será preciso baixar um software. A pessoa loga no site, conecta o USB e faz o registro em apenas um clique. Para o vice-presidente de segurança do Google, Eric Grosse e o engenheiro Mayank Upadhyay, quando houver uma quantidade suficiente de sites que suportem esse tipo de tecnologia, as pessoas não precisarão mais de senhas fortes, a não ser quando realizarem mudanças significativas em suas contas.

viaGoogle pode criar novo dispositivo de autenticação e ‘aposentar’ senhas – Notícias – TechTudo.

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!