Google fortifica sua política contra spammers e sequestradores de contas e fornece dicas aos usuários para melhorar segurança em suas contas

image_pdfimage_print

A Google publicou em seu blog um post explicando mais informações sobre sua nova política contra spammers e sequestro de contas. Hoje os golpes ilegais, mensagens fraudulentas e spams partem de contatos conhecidos. Com a melhoria dos filtros de spam, os spammers tiveram que mudar suas táticas e houve um grande aumento no envio de email fraudulentos por contas da Google. Como resposta, a equipe de segurança tem desenvolvido novas maneiras de manter os usuários em segurança e o número foi reduzido drasticamente.

Para aumentar as chances de sucesso no envio de spam e passar pelo filtro, os spammers precisam entrar na conta. O que significa que muitos spammers têm se transformado em ladrões de contas. Todos os dias cibercriminosos invadem sites para roubar bancos de dados com usuários e senhas, vendem em mercados negros ou utilizam para seus próprios fins. Devido a re-utilização de senhas, que muitos usuários ainda o fazem, senhas roubadas de um site funcionam em diversos outros.

Toda vez que é feito o login em uma conta da Google, o sistema executa uma complexa análise de risco para verificar o quão provável esse login parte do real dono da conta. Existem mais de 120 variáveis para tomar tal decisão.

Caso um login seja marcado como suspeito, o sistema faz perguntas simples sobre a conta, como por exemplo o número de telefone associado a sua conta, ou respostas às questões de segurança cadastradas. Esse tipo de questão normalmente são difíceis para um sequestrador de contas responder, mas bem simples para o dono da conta. Usando medidas de segurança como essa, houve uma diminuição de 99,7% em contas comprometidas, desde o pico de tentativas de sequestro em 2011.

A Google ainda fornece algumas dicas para ajudar a melhorar a segurança das contas como:

  • Cadastrar uma senha forte e única;
  • Utilizar a verificação de duas etapas;
  • Atualizar as opções de recuperação de senha como email secundário e número de telefone.

Fonte: Blog Google

Via Google fortifica sua política contra spammers e sequestradores de contas e fornece dicas aos usuários para melhorar segurança em suas contas

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!