Golpe no Facebook divulga falsa morte de Gianecchini

image_pdfimage_print

São Paulo – Uma mensagem que vem circulando no Facebook desde a tarde de ontem, 09, informa a morte do ator global Reynaldo Gianecchini. No entanto, trata-se de mais um golpe na rede social.

O post parece uma publicação comum de um usuário do Facebook, que possivelmente não sabe que está enviando mensagens deste tipo. Neste caso há também um link encurtado acompanhando a falsa notícia.

“Um grande ator da rede globo uma pena ele ter morrido! http://tinyurl.com/b5ejrlz #LutoReynaldo”, diz a falsa publicação.

Segundo a empresa Symantec, uma análise feita no link incluído na mensagem (veja abaixo) leva o usuário a uma página desconhecida sem relação com a falsa notícia e se trata de uma tentativa de phishing – quando um cibercriminoso instala um vírus e rouba dados confidenciais de um usuário.

Tentativas de golpe e envio de spam pelo Facebook vêm se tornando comuns conforme a rede social obtém cada vez mais usuários, atraindo assim os cibercriminosos.

Desta forma, é aconselhável evitar clicar em links encurtados enviados pela rede social, mesmo quando publicados por contatos conhecidos. Na dúvida é sempre melhor questionar o amigo ou verificar a veridicidade da história.

A Symantec também aconselha a manter sempre as ferramentas de segurança atualizadas e utilizar soluções integradas que combinem antivírus, firewall, internet security, entre outros.

symantec-1

Golpe no Facebook divulga falsa morte de Gianecchini – Segurança – Notícias – INFO.

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!