Firefox 9 está disponível para download

image_pdfimage_print

Segundo Mozilla, versão está até 30% mais rápida, principalmente para carregar códigos JavaScript. Modelo para tablets Android também foi lançado.

A Mozilla liberou na última terça-feira (20/12) a nona versão de seu navegador, o Firefox, com a promessa de que ele seja até 30% mais rápido que seu predecessor.

Disponível para Windows, Mac e Linux, o browser tem melhor desempenho com JavaScript e traz algumas ferramentas que, segunda a fundação, tornam a navegação bem mais veloz.

Outra novidade é o suporte ao Mac OS X Lion e um modelo otimizado para tablets Android.

Velocidade
O recurso Type Inference é o responsável pela melhora na abertura de JavaScript. Ele foi desenvolvido para auxiliar na execução de aplicativos web com muitos imagens, vídeos ou gráficos 3D.

Além disso, o browser suporta solicitações XHR, o que permite que sites exibam conteúdo à medida que ele for baixado, em vez de esperar o download completo para mostra-lo. Isso, segundo a Mozilla, será facilmente observado em portais que requerem o envio de grande base de dados ou que utilizem o AJAX.

Tablets
No Mac OS X Lion, o Firefox 9 suporta gestos com os dedos, como o swipe, de modo a facilitar a navegação. A interface também foi aprimorada, e agora é mais fácil utilizá-lo em dois monitores simultaneamente, por exemplo.

Já o modelo para Android foi adaptado a telas maiores, e incorporou ferramentas importantes, como o Sync. Ele permite a sincronização de abas abertas, dos favoritos e de senhas entre o browser instalado no PC e o usado em dispositivos móveis.

Segundo o instituto StatCounter, o Firefox e o Chrome estão praticamente empatados na segunda colocação do mercado, com 25% de participação, atrás do Internet Explorer, com 40,6%. Para a Net Applications, porém, o browser da Mozilla possui 22,1%, à frente do da Google, com 18,2%, mas distante do IE, com 53%.

Para baixar a nova versão do browser, clique aqui. Caso você já possua o Firefox, a atualização será instalada automaticamente.

Fonte: PC World/US

 

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!