Fique atento a sua reputação pessoal na Internet

O aumento da utilização das redes sociais como ferramentas de relacionamento profissional trouxe aos executivos de TI, finalmente, o entendimento de que informações ruins publicadas na web podem trazer resultados extremamente negativos para suas reputações e carreiras.

Além da consciência sobre como esses dados podem influenciar seu futuro profissional, os executivos podem fazer uso das próprias ferramentas online para reverter situações negativas e beneficiar-se delas.

Para Dan Schawbel, especialista em marketing pessoal e autor do livro Me 2.0: Build a Powerful Brand To Achieve Carrer Success – ainda sem tradução para o português – o gerenciamento da reputação é uma missão crítica para os executivos. “Na medida em que um profissional sobe na estrutura hierárquica das corporações, torna-se mais visível – o que aumenta a possibilidade de buscas por seu nome no Google”, explica ele.

Atualmente, é comum que recrutadores e até mesmo diretores de empresas façam uma busca na web para ter acesso a mais informações sobre determinada pessoa. Assim, toda e qualquer menção ao nome de alguém na internet tem grande importância e pode servir como publicidade profissional – positiva ou negativa.

Por isso, os CIOs devem gerenciar suas aparições na rede mundial de computadores e fazer um trabalho de SEO de sua marca pessoal.

Como? Seguem aqui algumas dicas:

-> Saiba o que é dito sobre você na web: por meio de buscas utilizando diferentes combinações entre seu nome e sobrenomes. Separe um dia inteiro essa tarefa e cheque sites de relacionamento – pessoal e profissional -, veículos de comunicação especializados em sua área de atuação, blogs de amigos e colegas de trabalho e todos os outros endereços eletrônicos com os quais você possa ter alguma ligação.

Além de menções profissionais, descubra se amigos, vizinhos, parentes ou conhecidos postaram alguma informação citando seu nome na web e monitore as mensagens deixadas pelos seus contatos em suas páginas nas redes sociais.

Depois disso, cadastre todos os endereços e cadastre-se em seus mecanismos de RSS para que você seja avisa a cada citação nova de seu nome nos sites. Use essas informações para preparar-se para situações nas quais tais dados serão de conhecimento de seu interlocutor.

-> Defenda-se: e não ignore qualquer menção negativa a seu nome. Responda educadamente a todas as críticas. Assim, você demonstra habilidade de liderança e mostra que consegue defender seu caráter. Essas características são muito consideradas no momento das contratações.

-> Controle os resultados de busca pelo seu nome: utilizando os dez primeiros sites apontados pelo Google após uma pesquisa sobre você. Normalmente recrutadores e outros executivos avaliam os primeiros resultados da busca com mais afinco, portanto, aja para que as informações mostradas sejam positivas.

Em primeiro lugar, cadastre-se em todas as redes sociais disponíveis. Depois, comente posts em blogs, notícias em sites. Envie e-mails a veículos de comunicação esclarecendo questões das quais tem pleno domínio e escreva artigos para um blog próprio. Essas atitudes farão com que essas aparições de seu nome sejam as primeiras a aparecer em uma busca do Google, por exemplo.

Fique atento a sua reputação pessoal na Internet – Internet – IDG Now!.

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Certificações que possuo: EC-Council CEH, CompTIA (Security+, CySA+ e Pentest+), EXIN (EHF e ISO 27001), MCSO, MCRM, ITIL v3. Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação e Ethical Hacking.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *