Ferramentas e Técnicas PMBok: Ativos de Processos Organizacionais

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As organizações funcionam baseadas em processos. Esses processos visam a obtenção de determinados resultados. Os Ativos de Processos Organizacionais são os resultados dos processos implementados na organização em que o projeto decorre.

À semelhança do que acontece com os Fatores Ambientais da Organização também os Ativos de Processos Organizacionais servem de entrada à maioria dos processos de planeamento do PMBOK 4. No entanto, enquanto os primeiros são vistos como fatores que condicionam as opções de gestão do projeto e influenciam, positiva ou negativamente, os Ativos de Processos Organizacionais são sobretudo entendidos como fatores que ajudam à gestão e ao sucesso do projeto na medida em que representam o conhecimento que a organização obteve em projetos anteriores.

O conjunto de Ativos de Processos Organizacionais é muito diverso. O PMBOK 4 descreve o subconjunto dos ativos mais relevantes, devendo o gestor de projeto ter em atenção que, dependendo da especificidade do projeto e da organização, outros podem existir.

Dependendo do tipo de setor, organização e área de aplicação, os Ativos de Processos Organizacionais podem ser organizados de formas muito diversas sendo habitualmente agrupados em duas categorias:

Processos e Procedimentos para a Realização do Trabalho:

  • Processos organizacionais incluindo normas, política de segurança e saúde e política de gestão de projetos, ciclos de vida padrão do produto e do projeto, e políticas e procedimentos de qualidade (por exemplo, auditorias de processo, objetivos de melhoria, listas de verificação e definições padronizadas de processos para uso na organização);
  • Diretrizes padronizadas, instruções de trabalho, critérios de avaliação de propostas de aquisição de produtos ou serviços e critérios de medição de desempenho;
  • Modelos (por exemplo, modelos de risco, modelos da estrutura analítica do projeto e modelos do diagrama de rede do cronograma do projeto);
  • Diretrizes e critérios para adequação do conjunto de processos padrão da organização para satisfazer às necessidades específicas do projeto;
  • Requisitos de comunicação da organização (por exemplo, a tecnologia de comunicação específica disponível, meios de comunicação permitidos, retenção de registos e requisitos de segurança);
  • Requisitos ou diretrizes para encerramento do projeto (por exemplo, auditorias finais do projeto, avaliações do projeto, validações de produtos e critérios de aceitação);
  • Procedimentos de controles financeiros (por exemplo, relatórios de horas, revisões de despesas e desembolsos necessários, códigos de contabilidade e cláusulas contratuais padrão);
  • Procedimentos de gestão de problemas e defeitos que definem controles de problemas e defeitos, identificação e resolução de problemas e defeitos e acompanhamento de itens de ação;
  • Procedimentos de controle de mudanças, inclusive os passos para modificação das normas, políticas, planos e procedimentos oficiais da empresa — ou quaisquer documentos do projeto — e como essas mudanças serão aprovadas e validadas;
  • Procedimentos para controle de riscos, incluindo categorias de risco, definição de probabilidade e grau de impacto;
  • Procedimentos para aprovar e emitir autorizações do trabalho.

Base de Dados de Conhecimento Corporativo:

  • Base de dados de medição de processos usada para recolher e disponibilizar os dados da medição de processos e produtos;
  • Arquivos do projeto (por exemplo, escopo, custo, cronograma e linhas de base da qualidade, linhas de base da medição de desempenho, calendários do projeto, diagramas de rede do cronograma do projeto, registos de riscos, ações de resposta planeadas e impacto de risco definido);
  • Base de conhecimento de informações históricas e lições aprendidas (por exemplo, registos e documentos de projetos, todas as informações e a documentação relativas ao encerramento do projeto, informações sobre os resultados de decisões a respeito da seleção de projetos anteriores e informações sobre o desempenho de projetos anteriores e informações do esforço de gestão de riscos);
  • Sistema para a gestão de problemas e defeitos contendo o fluxo de trabalho para a análise e resolução de problemas e defeitos e informações de controle;
  • Base de conhecimento sobre a gestão de configuração contendo as versões e as linhas de base de todas as normas, políticas, procedimentos oficiais da empresa e quaisquer documentos dos projetos;
  • Base de dados financeira contendo informações como horas de mão-de-obra, custos incorridos, orçamentos e desvios aos custos do projeto.

Fonte: Projetos de TI

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

2 Responses to “Ferramentas e Técnicas PMBok: Ativos de Processos Organizacionais”

  1. Diego disse:

    Olá amigo, existe alguma base de dados com o histórico de dados de projetos já executados? Estou precisando de dados como: quantidade de pessoas envolvidas, nível de experiência, escopo do projeto, tempo que o projeto levou para ser executado e etc.

    Preciso jogar essas informações em uma Rede neural para fazer um trabalho.

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