Falha no Skype pode revelar localização do usuário

image_pdfimage_print

São Paulo – Uma falha de segurança no Skype foi descoberta e permite que um script revele os endereços IP remoto e local de um usuário.

Segundo o site GHacks, o script permite pesquisar o endereço IP de qualquer usuário Skype que esteja online. O processo não funciona com pessoas que estejam offline.

O código dá início a um processo de adição de contatos, mas não completa a ação. O arquivo irá então exibir os endereços IP do usuário, mesmo se este usuário não estiver na lista de contatos.

O endereço IP pode revelar o país de origem do usuário ou até mesmo sua cidade. Com a ajuda de aplicativos, o hacker pode também receber informações mais detalhadas sobre a pessoa.

O Skype afirmou ao site que está avaliando a vulnerabilidade. Mas segundo o GHacks, não há atualmente uma forma de se proteger contra essa pesquisa de IPs e sugere que o usuário acesse o serviço apenas quando precisar ou utilizar uma rede virtual privada ou um Proxy para esconder o endereço IP.

Fonte: INFO

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!