Exemplo de um Plano de Continuidade de TI – Aeroporto Internacional de Florianópolis

image_pdfimage_print

O documento abaixo foi elaborado por Rodrigo Fernando Martins, Michelle S. Wangham e Fábio Favarim, que apresentaram este trabalho como artigo no curso de Sistemas de Informação, da Faculdade Barddal.

Apesar de se tratar de um documento acadêmico, considero importante para ilustrar o que deve ser elaborado em um planejamento desta natureza: continuidade de serviços de TI. Como pontos fortes do artigo, ressalto o referencial teórico que apresenta conceitos essenciais bem fundamentados, tais como riscos, impacto e alternativas de acordos comerciais. A estrutura do estudo de caso também pode ser considerada um ponto positivo:análise de impacto; estratégia de recuperação; atividades operacionais; entre outras atividades, foram bem exemplificadas com este caso do aeroporto. Como ponto de melhoria, considero que os autores poderiam ter descrito em maior detalhes as técnicas utilizadas para calculo de variáveis como probabilidade, que apenas é citada no artigo, sem maiores referências.

obs.: para fazer o download do arquivo, é preciso criar um login gratuito no slideshare.net.

Aproveitem!

Fonte: Portal GSTI

 

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

2 Responses to “Exemplo de um Plano de Continuidade de TI – Aeroporto Internacional de Florianópolis”

  1. José disse:

    Preciso de um exemplo de plano mesmo, ta cheio de como fazer mais plano de exemplo não tem!

    • Diego Macêdo disse:

      Você está com a faca e o queijo na mão para montar um PCN. Basta ler e entender para montar o seu. É um documento que pode abordar alguns pontos cruciais e outros nem tanto, dependendo de cada situação/empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!