Ex-hacker da Microsoft vai cuidar da segurança do Mac OS X da Apple

image_pdfimage_print

A Apple silenciosamente contratou a especialista em segurança, Kristin Paget, para trabalhar na equipe do Mac OS X. Kristin trabalhou anteriormente para a Microsoft como um hacker e ajudou a empresa a solucionar vulnerabilidades do Windows Vista.

De acordo com o perfil dela no LinkedIn, Kristin (anteriormente conhecida como Chris Paget) foi contratada pelo Núcleo de Pesquisa em Segurança OS da Apple em setembro. Ela confirmou por e-mail à revista Wired que agora é funcionária da Apple, mas encaminhou todas as perguntas para o grupo de relações públicas da Apple, a fim de manter o usual sigilo da empresa.

Um porta-voz da Apple se recusou a comentar sobre o assunto.

A decisão de contratar Kristin indica que a empresa está tomando medidas com relação à crescente quantidade de malware voltados para Mac. No início deste ano, mais de 600 mil computadores foram infectados com o Cavalo de Troia Flashback, que estava sendo instalado nas máquinas das pessoas com a ajuda de vulnerabilidades Java. Esse fato levou especialistas a colocar a segurança da Apple no centro das atenções.

Durante o tempo que passou na Microsoft, Kristin tinha sido proibida de falar sobre o seu papel, até cinco anos depois de ter deixado a empresa.

mountainlionimac_390.jpg

Assim, em 2011, quando o período de cinco anos terminou, Kristin reveloudurante a conferência hacker Black Hat, em Las Vegas, que a Microsoft acreditava que o Windows Vista estava seguro quando entregaram o OS nas mãos de antes do lançamento, mas foram forçados a atrasar a liberação após a especialista descobrir diversas falhas no sistema operacional.

“Impedimos que o Vista fosse entregue com uma porção de erros”, disse ela. “Estou orgulhosa do número de bugs que encontramos e ajudamos a corrigir.”

Quando Kristin e a equipe de hackers da Microsoft terminaram de resolver os problemas no Vista, eles receberam camisetas assinadas pelo VP de desenvolvimento do Windos, Brian Valentine, que dizia “Eu atrasei o Windows Vista por culpa deles”.

No Twitter, em julho, quando foi perguntado a Kristin qual seria o seu trabalho ideal, ela escreveu: “Desenvolver coisas, idealmente hardware focado em segurança. Já fiz muito sendo hacker, agora é hora de criar coisas, pra variar.”

Fonte: Computer World

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!