Ex-funcionários da Google criam empresa de privacidade online

image_pdfimage_print

Em outubro de 2010, o engenheiro da Google Brian Kennish criou o Facebook Disconnect: uma extensão do Chrome que impede a rede social de monitorar quais sites você acessa. Ele remove, por exemplo, as opções “Curtir” e “Recomendar” que aparecem nas páginas de alguns portais. O complemento gratuito foi um sucesso refletido no número de downloads – já ultrapassou a marca dos 230 mil.

Em seguida, Kennish lançou o Disconnect, que aplica o mesmo conceito da extensão anterior aos sites Digg, Google, Twitter e Yahoo. Com mais de 400 mil usuários ativos semanalmente em seus produtos, agora ele quer tornar a iniciativa uma empresa de verdade, a Diconnect.me, em parceria com outro ex-engenheiro da Google, Austin Chau, e com o advogado especializado em direito do consumidor Casey Oppenheim, segundo informações do Tech Crunch.

A companhia, que foi oficialmente fundada no ano passado, está construindo uma plataforma digital para que os usuários tenham controle sobre o que farão com seus dados online, já que os executivos acreditam que essas informações pertencem aos internautas, e não às empresas de internet.

A equipe já levantou 600 mil dólares em financiamento, liderado pelo Highland Capital Partners.

Como forma de oferecer resposta à nova política de privacidade da Google, a empresa já anunciou o lançamento do Google Disconnect e também do Twitter Disconnect, para os navegadores Chrome, Firefox e Safari.

Na era dos supercookies, resultados de pesquisa personalizados e compartilhamento infinito, o Disconnect.me pode oferecer soluções para o bloquear o monitoramente dos internautas. E a propósito, o novo serviço não irá coletar seu endereço de IP ou qualquer informação pessoal, a menos que você queira das às empresas online o seu endereço de e-mail, é claro.

Fonte: ComputerWorld

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!