Erro humano é a maior causa de incidentes em serviços de TI

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O erro humano é a principal causa dos incidentes nos serviços de TI, segundo a edução 2014 do Network Barometer Report, da Dimension Data.

O relatório constatou que apenas 16% dos 91 mil incidentes em serviços de TI registados pela Dimension Data em 2013 estavam relacionadas com dispositivos, enquanto os outros 84% dos incidentes se relacionaram com questões como erro humano, falhas de comunicação ou questões ambientais.

Mas 6% de erros de configuração e 26% de erros humanos poderiam ser potencialmente evitados.

De acordo com o estudo, estas estatísticas são preocupantes porque uma grande proporção de casos está fora do guarda-chuva dos contratos tradicionais com fornecedores de suporte e devem ser resolvidas pelas próprias organizações.

A Dimension Data também realizou 288 avaliações de tecnologia, cobrindo 74 mil dispositivos tecnológicos instalados em organizações de todos os tamanhos e de todos os setores da indústria em 32 países.

As falhas em telecomunicações, ou em “wide area network”, foram a segunda principal causa mais frequente de casos registados (22%).

Em terceiro lugar surgem problemas ambientais físicos, como perda de energia, falhas na refrigeração (no aparelho de ar condicionado) e outros problemas com o controle de temperatura. Foram responsáveis por 15% de todos os incidentes.

Em quarto, surgem problemas relacionados com dispositivos, com 14% de todos os incidentes atribuídos ao hardware.

Além disso, 2% dos incidentes foram atribuídos a erros de software.

Isto indica que apenas 16% de todos os incidentes de serviço ficam sob alçada dos contratos de suporte dos dispositivos.

Erro humano é a maior causa de incidentes em serviços de TI – CIO.

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

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