Empresas brasileiras aumentam uso de criptografia

image_pdfimage_print

Pesquisa global realizada pela Thales, e conduzida pelo Ponemon Institute, aponta que 44% das companhias brasileiras passaram a investir na criptografia de dados para proteger a marca ou mesmo danos à reputação causados pela violação das informações. O mesmo levantamento revela que 31% das empresas que investem nesse tipo de solução buscam, também, que seus compromissos de privacidade sejam cumpridos.

O Estudo das Tendências em Criptografia 2011 ouviu mais de quatro mil executivos e gerentes de TI na Alemanha, Austrália, nos Estados Unidos, França, Japão, Reino Unido e Brasil. O País fez parte do levantamento pela primeira vez. Embora a taxa de uso entre os países tenha uma variação grande, a pesquisa aponta que a criptografia ganhou importância em todos os mercados investigados. As companhias, aponta o levantamento, incluem esse tipo de solução como parte da estratégia de proteção de dados.

Embora o CIO, CTO ou líder de TI continue sendo o maior influenciador no uso da criptografia (22% dos casos), o estudo aponta uma tendência onde executivos de outras áreas de negócio passam a reconhecer a importância dessa tecnologia dentro da política de proteção de dados das empresas.

Fonte: Information Week

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!