É viável terceirizar o ambiente de backup de dados?

image_pdfimage_print

Na era da informação, o próprio nome sugere que o ativo mais valioso da organização são os dados que geram as informações. Em alguns casos esses dados são os pilares de sua própria existência.

Mas como são tratados esses dados quanto a sua disponibilidade? Os orçamentos de TI atuais tem dado a devida importância ao backup desses dados? Sua organização possui atualmente um backup de dados confiável e disponível? A tecnologia utilizada é adequada às necessidades de tempo de recuperação dos negócios?

A proliferação de aplicações com arquivos e bancos de dados cada vez mais complexos e que ocupam mais e mais espaço de armazenamento, torna o backup motivo de insônia para as equipes de TI das organizações tomando um tempo valioso para sua administração. Os Data Centers tem cada vez mais espaço de armazenamento de dados, mas nem todas as organizações possuem recursos para migrar sua infra-estrutura para esses Data Centers, mantendo seus próprios “CPD’s”. Serviços de backup virtual tem aparecido como um opção mais econômica, mas são totalmente dependentes de links, que temos que convir, tem qualidade e velocidade duvidosas atualmente no Brasil, além do custo elevado do serviço.

Os ativos de TI especializados em backup (hardware, software) tem um custo elevado de propriedade, inviabilizando em alguns momentos a sua aquisição e atualização além da complicação no momento de implementar e manter o ambiente.

A operação do backup é para as equipes de TI uma atividade que demanda além do tempo, controle, a fim de evitar perda de dados por execuções incorretas. Os testes periódicos de restauração de backup também são de suma importância para garantir a eficácia e a eficiência do processo como um todo, além de atender às auditorias de segurança da informação e tantas outras.

Uma forma de racionalizar o TCO seria a terceirização do ambiente. Isso pode gerar algum tipo de desconforto, concordo, mas a contratação de empresa especializada que possa fornecer toda a tecnologia, processos e operação de backup é uma boa saída para pessoal de T.I. que tem dificuldade de aprovar investimentos em tudo o que é necessário para uma boa implementação de backup, com a confiabilidade que este merece. Quanto à segurança, temos meios de garanti-la através de acordos de confidencialidade e tecnologias existentes.

Existem empresas que já prestam este tipo de serviço, com fornecimento de solução que compreende desde o hardware (servidor, storages, switches, bibliotecas de cartuchos), software de backup, cartuchos de backup, manutenção, operação, monitoração 24 x 7, armazenamento e proteção de mídias, além de consultoria de implantação de acordo com as necessidades do Cliente e melhores práticas. Toda a solução é implantada no Data Center ou CPD do Cliente.

A principal vantagem deste modelo, além da atualização do ambiente de backup, é que todo o ciclo da rotina do backup é administrado como um único serviço e um único fornecedor, o que garante a confiabilidade e disponibilidade do backup de dados da organização, quando este for mais necessário.

E você? Terceirizaria seu ambiente de backup?

Fonte: TI Especialistas – Clovis Hitos

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!