É melhor desligar, hibernar ou suspender meu computador?

image_pdfimage_print

Você já deve ter ouvido em desligar o computador, suspendê-lo (dormir) ou hiberná-lo. Mas o que cada uma dessas funções faz? Qual é a melhor escolha se vou ficar uma hora, cinco horas ou dias afastado do computador? Você já deve ter se deparado com uma situação que precisou sair por uma ou duas horas e teve que desligar o computador, levando bastante tempo na volta até conseguir retomar suas atividades. O fato é que suspendendo ou hibernando o computador  o consumo de energia continua ocorrendo, porém de forma mais reduzida. Vamos ver o que faz cada uma dessas funções, suas recomendações e desvantagens:

Suspender/Dormir

Muitas vezes, o computador/notebook é automaticamente suspenso quando fica muito tempo inativo ou a tampa é fechada. Ou seja, quando a máquina é suspensa (ou posta para dormir), sua sessão é salva na memória e o computador continua ligado, porém com consumo lento. Este é o modo ideal para quem vai ficar uma ou duas horas afastado da máquina, pois a sessão é rapidamente reiniciada quando o computador/notebook “acorda”.

Porém, é importante repetir que o computador continua ligado. Caso houver uma queda de energia ou a bateria acabar, todos os dados que estavam abertos serão perdidos. Também, não adianta reiniciar a máquina com um estado crítico de bateria restante. Veja bem se vale a pena colocar para dormir.

Hibernar

O modo de hibernação é semelhante ao de suspensão, porém as informações são salvas no disco rígido da máquina. Após, todo o computador é desligado. Quando a máquina for reiniciada, todas as janelas que estavam abertas quando a hibernação foi feita estarão na área de trabalho, exatamente como foram deixadas. Como o computador é efetivamente desligado, a energia é economizada. Recomendado para quem vai se afastar algumas horas da máquina.

O modo de hibernação requer certo tempo para ser desligado e depois retomado. É necessário ver se vale a pena hibernar o computador ou desligá-lo. Caso muitos aplicativos estejam abertos é melhor desligar, visto que o tempo de inicialização pode ser maior do que ligar o computador mais tarde e iniciá-los novamente.

Desligar

Forma mais usual de encerrar o sistema. Como o próprio nome fala, o computador é totalmente desligado e não salva sua sessão em nenhum lugar. É uma boa solução caso seu computador esteja começando a ficar lento por ficar muito tempo ligado. Desligue seu computador caso for passar muito tempo afastado dos trabalhos.

Fonte: Oficina da Net

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

One Response to “É melhor desligar, hibernar ou suspender meu computador?”

  1. rogeriolage disse:

    obrigado pelas dicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!