Diploma ou certificação?

image_pdfimage_print

Caro leitor, hoje eu vou falar um pouco sobre o que é melhor: diploma ou certificação. Você já pensou nisso alguma vez na vida?

As empresas de informática gostam de profissional com certificação e isso vem se estendendo para outras empresas no Brasil e no mundo. Para conseguir tirar certificado como o da Microsoft, Sun em geral, não precisa de diploma universitário. Durante a minha passagem em empresas, eu vi muito desenvolvedor, arquiteto, analista de sistemas e gerente de projeto com certificação, sem diploma de universidade.

No meu ponto de vista, ter certificado e não ter diploma é um problema muito grande. Quando você vai fazer entrevista para emprego, você acaba sendo selecionado pelo diploma e não apenas pelas certificações. Recomendo sempre as pessoas que façam faculdade e ao mesmo tempo, enquanto estiver aprendendo C#, SQL Server e Java, estude para certificação e faça a primeira prova da tecnologia.

A maioria das certificações cobram conteúdos na prática, os exemplos da prova são exemplos que só fazendo no dia a dia para entender de verdade.Lógico que existem os extremos sempre. Quero dizer, tem desenvolvedor que começa a fazer certificação apenas decorando alguns testes que existem no mercado e não aprende nada. Quando você decora as respostas e passa na prova, o teste prático para entrar na empresa acaba mostrando o resultado vergonhoso, em vez de provar que você sabe alguma coisa.

Aproveite a faculdade na prática

As faculdades ensinam a prática e não mais só a teoria. Pelo que vi na faculdade onde ministro aula, todos os professores focam o conteúdo e a prática. Por isso existem vários laboratórios e vários projetos de tecnologia.

Aproveite a prática da faculdade e se especialize em algo que realmente goste e tenha prazer em fazer. Fazer o que gosta pode facilitar no momento de procurar o emprego dos sonhos e ser ”feliz” para o resto da sua vida.

A certificação da Microsoft é muito prática, se você não está seguro em fazer, é melhor estudar mais um pouco.

Como funciona?

Para fazer a prova, você precisa acessar o site prometric.com e fazer a sua conta. Depois da conta feita, acesse o tipo da prova que quer fazer e marque um dia e horário. Nessa marcação, você também indica o local da sua cidade.

Depois de marcado, apareça no dia e entregue o papel de confirmação dado pelo site. No local da prova existem câmeras e monitoração para não haver cola ou cópia de informações. O programa é iniciado e o tempo começa a ser contado. Lembro que o computador não deixa acessar outros programas como o IE para buscar na Internet.

Algumas provas são em inglês, outras em português. Convenhamos que estudar pelo livro em inglês e fazer uma prova em português é muito estranho. Principalmente porque os termos em inglês são diferentes dos termos em português.

Quando estiver respondendo a prova, você pode marcar algumas questões para revisar antes de finalizar. Quando chegar ao final da prova, as questões voltam para que revise e escolha a resposta.

Enquanto isso, o tempo vai sendo contado e se acabar, a prova finaliza. No caso de algumas pessoas, a prova é perdida. É bom sempre treinar em casa e ver quanto tempo gastaria para fazer uma prova de 100 questões.

O momento mais dramático é aquele depois que você clica no botão finalizar. O processamento acontece em poucos segundos, mas parece uma eternidade. Em pouco tempo, o resultado aparece.

A atendente imprime a prova pra você com o total de acertos em cada assunto relacionado. Passado um tempo, você recebe um e-mail e um certificado diretamente do site da empresa, por exemplo: Microsoft, Sun e outras.

Avaliação empresarial

Pra que serve então a certificação? Serve para você ter um diferencial daquele que não tem. Um diferencial referente à especialidade, afinal, ser especialista é melhor do que ser um genérico.

Bom, espero que tenham gostado e qualquer dúvida, pode entrar em contato!

Diploma ou certificação? | iMasters.

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!