Dicas para criar senhas seguras

O nome do cachorro, a data do aniversário, o apelido carinhoso da namorada, o bairro onde mora, expressões em inglês e o número do telefone estão entre as opções de senhas mais comumente utilizadas, facilitando a vida dos criminosos virtuais, que ficam à espera de algum vacilo para invadirem contas de e-mails, perfis nas redes sociais e até mesmo a sua conta bancária.

Como são muitas as exigências de senhas  atualmente (para acessar o e-mail, caixa postal, conta no banco, redes sociais, cartão de crédito etc), boa parte das pessoas acaba escolhendo uma única combinação, o que pode ser fatal, pois se alguém descobrí-la, poderá ter acesso a todos os dados e fazer o que quiser com eles.

No e-mail, costumamos guardar informações muito importantes a nosso respeito, como endereços, telefones, números de documentos, comprovantes de compras e movimentações financeiras entre outras, enquanto nos perfis das redes sociais é normal ter fotos dos lugares que você frequenta, mensagens de amigos e outros dados.

Essas informações são uma verdadeira mina de ouro para aqueles que adoram aplicar golpes, por isso mesmo você deve ter um cuidado constante com os seus dados e seguir algumas dicas para criar senhas seguras.

Melhores combinações

Para criar uma senha mais segura e forte, que deixará os seus dados um pouco mais protegidos, a melhor sugestão é fazer uma combinação entre caracteres maiúsculos e minúsculos (caixa alta e caixa baixa), misturados a números, caracteres especiais e símbolos do teclado (&,*,%, #, $, §, etc). Se for permitido, você também pode incluir espaços na senha, para dificultar o acesso de pessoas não autorizadas.

Outra dica interessante é usar a técnica “Leet”, que consiste em usar números, caracteres especiais e letras parecidas ou com pronúncia semelhante, ao invés das letras convencionais, como na frase “Seja bem-vindo”, que se transforma em “53j4 B3M-VINDo”.

Para facilitar a memorização da senha, você pode associá-la a uma frase significativa para você, que seja relacionada com um momento importante da sua vida ou às suas preferências, por exemplo. Se mesmo assim ficar complicado memorizá-la, é melhor anotá-la e não a identificar no papel como senha, além de armazená-la em local seguro.

Verificador de senhas

Outra boa dica para criar senhas seguras é usar o Verificador de senhas da Microsoft, onde é possível testar a força da sua senha. Depois de criar uma nova senha, seguindo as dicas deste artigo, essa é uma ferramenta interessante para você testar a sua prática em fazer combinações mais seguras para proteger os seus dados.

Fonte: Mundo das Tribos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *