Desafios do CIO com o Big Data

Volumes elevados de dados ganharam destaque e importância dentro das empresas que, claramente, têm dificuldade em entender como usar novas abordagens para atrair e reter o consumidor. Outro ponto importante é a velocidade com que os clientes insatisfeitos trocam de marca, tornando esse cenário ainda mais preocupante.

Uma recente pesquisa da Accenture mostra que um em cada cinco consumidores de 10 diferentes segmentos da indústria trocou de marca em 2012 (5% a mais que em 2011). Geralmente, sofrem com o fato setores onde circulam milhões de clientes como, por exemplo, finanças (bancos) e telecomunicações (operadoras de celular). Como, então, transformar a infidelidade em rentabilidade, com o uso de ferramentas de analytics para analisar grande quantidade de dados?

Analytics para Big Data exigirá uma abordagem única e a troca e aprimoramento de processos já existentes em TI. Para que isso ocorra com um alto nível de excelência, a criação de equipe multidisciplinar deve estar na pauta. Será necessário agrupar especialistas em infraestrutura e análise de risco em TI, além de profissionais que consigam oferecer a visão completa da governança em TI.

As perspectivas variadas ajudarão a garantir que os centros de dados serão redesenhados para o volume, velocidade e complexidade do Big Data. Ao mesmo tempo em que realizam investimentos, as companhias precisarão olhar além dos custos e capacidades de infraestrutura (já existentes) que suportam a agilidade dos negócios e o crescimento em TI.

Os principais desafios para os profissionais de TI e infraestrutura na implementação do Big Data serão:<.p>

1. Gerenciar, em larga escala, plataformas de grandes volumes de dados;
2. Acomodar as novas demandas na infraestrutura de rede;
3. Encontrar espaço no data center para um grande número de servidores;
4. Armazenar multi-petabyte;
5. Proteger os dados;
6. Desenvolver e implementar a governança de TI para Big Data;
7. Integrar a plataforma e Big Data com toda a infraestrutura de TI

Para manter o foco no negócio, grandes companhias tendem a enfatizar uma série de fatores importantes como, por exemplo, ter estratégias que possam ser adaptadas e executadas ??em um ambiente de mudanças constantes. Outro fator é a criação de vantagem competitiva através da inovação contínua. Com Big Data as empresas terão, por exemplo, muito mais flexibilidade e agilidade na mobilização de dados para atender às demandas do negócio. Além disso, a infraestrutura de Big Data pode ser a chave para permitir que essas abordagens funcionem.

Para tudo dar certo, as empresas precisam garantir que TI irá otimizar e provisionar (para cima ou para baixo) os custos. Tudo isso com a visão do negócio e com foco “do” cliente, pois só assim será possível demonstrar qual será o Return On Investment (ROI).

(*) Daniel Lázaro é líder de tecnologia para a prática de Digital, Data & Analytics da Accenture na América Latina

Desafios do CIO com o Big Data – Opinião – CIO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *